Peças valorizam ética
Espiritualidade nos palcos: seis espetáculos de fora compõem a Mostra de Teatro Transcendental. Um dos destaques é "Estranha Loucura"
Mostra apresenta oito peças que valorizam temas relacionados a questões de espiritualidade e têm como fio condutor mensagens positivas.
Segundo o dicionário é tudo aquilo que ultrapassa os limites da experiência. Algo metafísico ou que supõe a intervenção de um princípio que lhe é superior, que transcende o sujeito para algo fora dele e ultrapassa a nossa capacidade de conhecer. Transcendental é também o mote de um dos principais eventos teatrais da cidade, a Mostra de Teatro Transcendental, que chega à sétima edição, a partir da próxima terça (18) e prosseguindo até o dia 23, tendo como principal palco o Theatro José de Alencar. Durante seis dias, a mostra recebe espetáculos da Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Ceará e Rio de Janeiro. A temática da espiritualidade, lições de fé e altruísmo perpassam todos os espetáculos e a mostra apresenta ainda exposições, shows musicais e palestras. Tudo com o objetivo de despertar o público para questões que vão além do individualismo e do materialismo.
Evento temático, já tendo abordado assuntos como "Cultura de Paz" e "Em Favor da Vida", o tema desta sétima edição é "Ética". "Muitos dos problemas da sociedade contemporânea começam a partir do comportamento humano", lamenta Suely Vieira, coordenadora da Mostra Transcendental de Teatro, uma realização da Organização Não-Governamental Estação da Luz. "Os valores absorvidos pela população e o respeito ao próximo estão relacionados com a ética. A realidade que nós vivemos, desde situações simples a assuntos mais complexos, também têm relação com a ética", continua. "A partir da conjuntura atual de violência e falta de respeito, decidimos trabalhar e refletir o tema da ética, incentivando o respeito ao próximo e a transformação do mundo", discorre. Tema escolhido, a curadoria da mostra selecionou espetáculos teatrais condizentes com sua proposta e que tinham alguma relação com a questão da ética. "Selecionamos peças que tinham um lado mais consistente e dramático e outras com um viés mais leve, cômico e engraçado", explica Suely. "Afinal, o teatro é feito de dramas e risos. Nossa preocupação é com a mensagem da peça, na reflexão que cada espetáculo proporciona dentro de seu contexto". Entre os espetáculos escolhidos para compor a Mostra Transcendental estão o baiano "Quem tem medo da morte", "Cotação humana", do Distrito Federal, o mineiro "2 de novembro", os paulistas "O amor jamais te esquece" e "Estranha loucura" e o carioca "Inquieto coração". Duas peças cearenses com temática infantil também serão apresentadas: "Entre Deus e Mamom" e "Histórias de aprender a sonhar". A primeira delas será encenada em quatro terminais da cidade: Conjunto Ceará, Parangaba, Siqueira e Lagoa. A segunda, no jardim do Theatro José de Alencar e no Teatro Pedro Boca Rica.
"Estaremos no terminal do Conjunto Ceará pela primeira vez", conta Suely. "A intenção é diversificar e dar mais acesso ao público, indo a lugares que quase não tenham a oportunidade de vivenciar e presenciar espetáculos vindos de outros lugares, possibilitando, assim, uma troca", acredita. Além dos terminais, os espetáculos participam de uma mostra itinerante que percorre 13 municípios do Estado: Aquiraz, Jaguaretama, Caucaia, Beberibe, Eusébio, Redenção, Horizonte, Maranguape, Guaiúba, Quixeramobim, Maracanaú, Pacatuba e Quixadá. Se diversificar o público e proporcionar uma experiência transcendental para o maior número de pessoas é um dos objetivos da mostra, essa edição traz uma novidade bem-vinda: não existe cobrança de ingressos, apenas a doação de dois quilos de alimentos não-perecíveis, repassados para entidades beneficentes. "A Mostra Transcendental tem como objetivo envolver pessoas e desenvolver ações para a construção de um mundo melhor", esclarece Suely Viera. "Independente de crença, queremos movimentar o lado espiritual das pessoas para que nos tornemos mais humanos e menos materialistas", afirma. A arte e a cultura encenadas no palco em função de uma espiritualidade maior.
Fonte: http://diariodonordeste.globo.com
Comentários