Ensino laico centraliza debate – Por Litza Mattos
Material adotado em escolas públicas é criticado; instituições particulares mudam de postura. Se oficialmente o Brasil é considerado um Estado laico, pois a Constituição e outras legislações preveem a liberdade de crença religiosa para os cidadãos, na prática, o que se vê é o preconceito e a intolerância como parte da lição de casa de milhares de crianças e jovens do ensino fundamental brasileiro. Essa conclusão é da professora da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB), Débora Diniz, que analisou as 25 obras mais usadas para o ensino religioso nas escolas públicas do país. O estudo gerou o livro: “Laicidade: O Ensino Religioso no Brasil” e diz que a disciplina, da forma como está configurada, é uma ameaça à liberdade religiosa ao tentar impor questões católicas, além de promover a homofobia. “Em uma escola pública, a educação deve ser laica. A liberdade religiosa não pode ser a liberdade de uma corrente em detrimento de outras. Isso ...