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Mostrando postagens de novembro 1, 2012

Maior feira evangélica do Nordeste será promovida em Alagoas

Alagoas será palco da maior feira evangélica do Nordeste.  Durante os dias 10 e 11 de novembro em Maceió e no dia 18 em Arapiraca, estará acontecendo mais uma edição regional da Casa Aberta . CDs, DVDs, literatura para todas as idades, produtos   naturais, tudo com 30% de desconto.  Neste ano, na edição de Maceió , a Casa Aberta contará com a presença do escritor e jornalista Leandro Quadros, lançando seu livro Na Mira da Verdade.   A C asa Aberta é um programa regional promovido pela Casa Publicadora Brasileira , que acontece todos os anos em todos os estados brasileiros.  A grande novidade deste ano é a programação que acontece às 15h com o jornalista Leandro Quadros, onde ele estará respondendo perguntas do público; e, às 18h, a feira evangélica estará aberta para o público, tudo com entrada franca.   Em Maceió , a Casa Aberta acontecerá no Centro de Convenções do Jaraguá, no dia 10 às 18h e no dia 11 às 8h até às 17h...

I Simpósio Regional Nordeste da Associação Brasileira de História das Religiões

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Informações:  http://abhrne2013.blogspot.com.br/

15ª Oficina do GT de Ensino de História da ANPUH-SP.

15ª Oficina do GT de Ensino de História da ANPUH-SP. Dia 10/novembro/2012, sábado, 9 hs às 13:00 hs. Tema:  "Ensino e Pesquisa da História da África e do Brasil". Condução dos Trabalhos: Prof. Drª Patrícia Teixeira dos Santos (docente UNIFESP,  História da África, Depto. História), com participação de Francisco Eduardo Parada  (UNIFESP). As inscrições serão efetuadas através do e-mail da ANPUH-São Paulo: anpuhsp@usp.br Fonte:  http://anpuhsp.org.br

Terreiros de Pernambuco realizam caminhada pela valorização da cultura afro no Recife

Uma das maiores mobilizações contra o preconceito religioso, a Caminhada de Terreiros de Pernambuco , acontece na próxima segunda-feira em sua 6ª edição.  A concentração será na Praça do Marco Zero , a partir das 15h. O evento faz parte das comemorações pelo mês da Consciência Negra , comemorada no dia 20 de novembro e reunirá membros de religiões como o candomblé, a umbanda e a jurema sagrada dos mais de 2.000 terreiros do Estado. “A Prefeitura do Recife tem um compromisso político com o fortalecimento das organizações que lutam contra o preconceito racial e a perseguição religiosa. É exatamente no caminho desse compromisso por uma cidade inclusiva, que a gestão apoia essa caminhada como instrumento de ação igualitária”, comentou a diretora de Igualdade Racial, Rosilene Rodrigues. O cortejo deve deixar a concentração, passando pela Avenida Marquês de Olinda, Avenida Martins de Barro, Praça da República, Rua do Sol e Avenida Dantas Barreto. A caminhada termina em fre...

V Congresso Brasileiro de Umbanda do Século XXI / II Congresso Internacional das Religiões Afro-brasileiras

V Congresso Brasileiro de Umbanda do Século XXI / II Congresso Internacional das Religiões Afro-brasileiras que será realizado nos dias 23, 24 e 25 de novembro nas dependências da FTU (Faculdade de Teologia Umbandista). Envio de resumos (no máximo 10 linhas):   trabalhos@ftu.edu.br até dia 09 de novembro. Uma vez  aprovado, envio do texto completo até dia 16 de novembro. Programação: GT - 01 -  Prof. Dsc. Irene Dias e Profa. Maria Elise Rivas -  Tema: "Teologia e Tradição Oral" GT - 02 -  Prof. Dsc. Luiz Assunção, Prof. Msc. João Luiz Carneiro e Profa. Érica Jorge -  Tema: "Memória, Cultura e Identidade" GT - 03 -  Prof. Dsc. Yuri Tavares e Prof. Esp. Rivas Neto -  Tema: "Meio Ambiente e Espiritualidade" Maiores informações:  http://www.ftu.edu.br/congressos/gts/propostas-de-comunicacao.html

Evangélicos comemoram a Reforma Protestate e traz à tona questão: há necessidade de Nova Reforma? - Por Luana Santiago

Foi em 31 de outubro de 1517, que Martinho Lutero pregou publicamente suas 95 teses, na porta da Catedral de Wittenberg (Alemanha). Seu apelo era por uma mudança nas práticas da Igreja Católica, por isso o nome “Reforma”. Na época, Lutero foi o monge renegado que desejava reformar os fundamentos da igreja católica. Ele foi considerado por alguns o destruidor da unidade do que era considerada “a” igreja. Para outros, Lutero foi um grande herói, que restaurou a pregação do Evangelho de Jesus e da Bíblia, o reformador de uma igreja corrupta, possibilitando que o povo tivesse acesso à Bíblia em sua própria língua. A Reforma Protestante dividiu a história do Cristianismo em duas partes levando ao fim o monopólio exercido pelo Catolicismo Romano e trazendo benefícios, como a liberdade de expressão religiosa. Segundo o professor, pesquisador e líder presbiteriano Rev. Augustus Nicodemus é preciso definir “reformado”. Nicodemus disse ao The Christian Post que reformad...

A recepção do Vaticano II na América Latina

O Concílio Vaticano II mudou a Igreja Católica , especialmente na América Latina. É o que afirma Leonardo Boff, um dos pais da chamada Teologia da Libertação. Hoje, aos 73 anos de idade, o teólogo e escritor brasileiro continua opinando sobre assuntos religiosos, éticos ou ecológicos. Convidado pela swissinfo.ch, Boff escreve sobre esse importante momento histórico da Igreja. O Concílio Vaticano II (1962-1965) foi a resposta tardia, mas verdadeira, quinhentos anos depois, à Reforma protestante do século XVI. Esta clamava por reformas na Cabeça (hierarquia) e nos membros (cristandade). E nunca viera. Finalmente os tempos maduraram e ela veio. Por isso o Concílio representa uma ruptura do curso que a Igreja Católica vinha percorrendo por séculos. Era uma Igreja transformada em fortaleza sitiada, defendendo-se de tudo o que vinha do mundo moderno, da ciência, da técnica e das conquistas civilizatórias como a democracia, os direitos humanos e a separação entre Igreja e Esta...

Hildegarda de Bingen: doutora da Igreja – Por Maria Clara Bingemer*

No último dia 7 de outubro, o papa Bento XVI proclamou doutora da Igreja uma extraordinária mulher: Hildegarda de Bingen. Alemã, nasceu em 1089 e morreu em 1179.  Provinha de uma família da pequena nobreza de Bermershein, que estava a serviço dos condes de Sponheim. Desde muito pequena tinha visões extraordinárias, e este parece ter sido o principal motivo pelo qual seus pais a encaminharam à vida religiosa.   Aos oito anos de idade entrou como oblata na abadia beneditina de Disibodenberg, onde, em 1115, emitiu a profissão religiosa. Com a morte de Jutta de Sponheim, então magistra (mestra) do mosteiro, por volta de 1136, Hildegarda foi chamada a suceder-lhe. De saúde frágil, mas vigorosa no espírito, comprometeu-se profundamente com uma renovação adequada da vida religiosa. Era tal sua irradiação que trazia novas vocações ao mosteiro.  Por volta de 1150, fundou outro mosteiro na colina chamada Rupertsberg , nas proximidades de Bingen, para onde se trans...

Mitt Romney colocou os mórmons na vitrine nos EUA – Por Carla Ruas

Desde que o presidente Mitt Romney se tornou o candidato republicano à presidência dos Estados Unidos , a sua religião, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias , virou obsessão nacional.  Tem sido tema de programas de televisão, reportagens em jornais e fóruns na internet. E o motivo é que até então se sabia muito pouco sobre os seguidores mórmons, que compõem uma comunidade fechada e discreta. A exposição levou a um aumento no movimento do centro de visitantes do templo em Idaho Falls. É o único lugar que turistas podem entrar, e perguntar, por exemplo, se é verdade que a religião mórmon proíbe álcool, chá e café. "É verdade, sim. Foi uma das revelações do profeta Joseph Smith", responde o bem-humorado missionário Elder Gordon Word, 74 anos, guia do centro. Para Word, a curiosidade é bem-vinda, já que assim pode desmentir alguns dos mitos que existem sobre a religião. Um deles é que o grupo faz questão de se isolar do resto da comunidade. "Na ...

Herdeiros do candomblé – Por Marcionila Teixeira

Crianças têm a missão de levar adiante a religião dos ancestrais em uma sociedade intolerante As longas saias das crianças rodopiam no salão. São rosas, azuis, amarelas. Ao fundo, um som ritmado de meninos e meninas ao ngoma, um tipo de tambor, orienta a dança e o canto entoado aos orixás da casa. Em um terreiro cujas paredes são tomadas por quadros de santos católicos e imagens de candomblé, eles celebram a religião que abraçaram para as próprias vidas.  Têm entre cinco e 14 anos, mas parecem conhecer a fundo a fé que herdaram dos ancestrais africanos. Sentem orgulho do que são, pois assumiram desde cedo responsabilidades dentro de seus terreiros. As crianças do candomblé e da jurema são o retrato de uma resistência praticamente invisível. Muitas vezes mantida sob segredo dos ouvidos menos tolerantes a religiões que não às suas. “É a criança que herdará nossa beleza”, diz um velho provérbio em yorubá que originalmente é escrito “Omo ni yíò jogún ewa lódò wa”. A mens...