Aula Magna marca início do Plano de Formação Docente no Pará - Por Ericka Pinto


Promover a formação de professores das redes estadual e municipal, que já exercem a docência, mas não possuem nível superior na sua área de atuação, é a principal meta do Plano de Formação Docente do Estado do Pará, cuja aula magna acontece neste sábado (14), a partir das 8h30, no auditório do Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará (Uepa), bairro do Telégrafo.

Ao todo, a Uepa ofertou 282 vagas, nos cursos de Licenciatura em Matemática, Pedagogia, Ciências Naturais, Ciências da Religião, Música, Educação Física e Letras (com habilitação em Língua Portuguesa). As atividades de ensino acontecerão em encontros aos sábados, no período regular e também no período de férias.

No sábado, além da aula inaugural que marca o início da execução do plano, o governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), irá instituir o Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente, conforme estabelece o Decreto presidencial No. 6.755/2009.

Estarão presentes os alunos que farão parte dessas primeiras turmas de graduação, representantes das instituições que compõem o fórum, como o Ministério da Educação, Seduc, Conselho Estadual de Educação, União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Fórum das Licenciaturas das Instituições de Educação Superior Públicas, e reitores das universidades Públicas do Pará.

O Plano de Formação Docente é uma iniciativa do governo federal, após a identificação pelo MEC, de que mais de 600 mil professores de todo o país estão em exercício na rede pública sem ter graduação ou ainda exercem a docência em áreas diferentes das suas licenciaturas. De acordo com o MEC, 13,1% dos professores têm formação inadequada: 0,8% tem apenas o ensino fundamental; 5,5% só o ensino médio e 6,8% têm nível superior, mas não têm licenciatura.

No Pará, a parceria acontece entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Universidade do Estado do Pará (Uepa), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). Com o Plano, serão atendidos cerca de 41 mil professores que ainda não possuem graduação no estado. De 2009 a 2011 serão ofertadas pela Uepa mais de 3 mil vagas para professores.

Fonte: UEPA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

Por que o Ocidente despreza o Islã