II CONGRESSO INTERNACIONAL DE INTERCULTURALIDADE

Estudiosos de todo o mundo discutem em São Paulo a atualidade do pensador catalão Raimundo Lúlio. Ele propôs na Idade Média a unificação de todos os saberes e culturas. Antecipava-se assim uma das questões cruciais das modernas sociedades livres: a transferência de cultura de um grupo para outro. E a abertura de todos os povos para acolher a diversidade cultural. O II Congresso Internacional de Interculturalidade, em São Paulo, a exemplo do de Andorra, que em 2009 sediou o primeiro bloco de debates, discutirá situações problemáticas em várias regiões do planeta:



. esquecimento dos fatores que definem a identidade cultural;

. concentração de religiões num mesmo território;

. consequências da laicização crescente em algumas partes do planeta; em outras, a questão do fundamentalismo religioso;

. necessidade de reaprender a dialogar e tolerar;

O gênio catalão



Umberto Eco disse que ter nascido em Palma de Maiorca, no caldeamento das culturas judaica, cristã e muçulmana, foi determinante para Raimundo Lúlio. A História provou, mais tarde, que o sábio catalão apontava o caminho certo. Todo o Ocidente, aliás, é tributário do legado inestimável dos árabes, que nos trouxeram as primeiras traduções da cultura grega.

Raimundo Lúlio é tido como o Patriarca do diálogo inter-religioso. Foi, em sua época, o único escritor cristão do Ocidente que dirigiu mais da metade de sua obra para um público islâmico. Escreveu 280 livros, inclusive a Arte Magna, um sistema científico que unifica todos os saberes. Introduziu no pensamento europeu comportamentos e argumentos, por exemplo, escrever em vernáculo sobre temas filosóficos e teológicos. Sugeriu a criação de uma Sociedade das Nações, e defendeu o direito de autodeterminação dos povos. A revista Globe o considerou um dos fundadores da Europa moderna.

Iniciativa do Instituto Brasileiro de Filosofia e Ciência

"Raimundo Lúlio" (Ramon Llull)

www.ramonllull.net



A estrutura total do Congresso baseia-se em 9 Mesas Temáticas distribuídas em três blocos:



I. Antropologia - Teoria do Conhecimento e unidade do ser humano. Capacidade de contatar com a realidade: convicções e liberdade. Objetivos da pessoa humana.



II. Cultura e religiões - Valores, estruturas e expressões culturais. Processo dinâmico das culturas. Sujeito da cultura. Inculturação. Atraso cultural e decadência das culturas. O homem ser religioso. Religião e vida. Mística. Revelação e religiões monoteístas. Atraso religioso das pessoas e dos povos.



III. Sociedade - Ciência e transcendência. Paz. Racionalidade. Respeito mútuo entre povos e pessoas. Direitos humanos, Assembleia das nações. Bons costumes. Terrorismo. Sanções internacionais.



A primeira parte deste Congresso teve lugar em Andorra em maio de 2009 e a terceira terá lugar em Palma de Maiorca, Espanha.



Inscrições
Contatos: 11 2104-0103
Secretaria do Instituto Internacional de Ciências Sociais.
Ou no email: Katya Takayama - E-mail: katya@iics.org.br
Participação gratuita.

LOCAL:
INSTITUTO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS SOCIAIS

Rua Maestro Cardim, 370 - Bela Vista (Metrô São Joaquim)

CEP: 01323-000 - São Paulo - SP - Brasil

Tel geral: ++ 55 11 2104-0100/01/02


Mais informações: (http://www.raimunduslullus.eu/)


PROGRAMA



20 de setembro
9h30 Abertura: O Universalismo de Raimundo Lúlio

Vamireh Chacon, professor emérito de Filosofia Política da Universidade de Brasília, DF; Brasil.

10h00 Metodologia adotada no Congresso

Esteve Jaulent, presidente do Instituto Brasileiro de Filosofia e Ciência Raimundo Lúlio - IBFCRL. São Paulo; SP; Brasil

10h30 Coffe break

11h50 A atualidade do Interculturalismo e do diálogo inter-religioso

Josep Blanes Sala, professor de Direito Internacional da UNESP; Marilia; São Paulo, Brasil

À tarde



Mesa Temática: Cultura e religião

15h00 As relações entre cultura e religião no pensamento luliano.

Esteve Jaulent; IBFCRL

a seguir, quatro réplicas ao tema acima proposto.

16h00 Primeira: O judaísmo: religião, cultura, civilização.

Moacir Amâncio, professor de Língua e Literatura Hebraica da USP; São Paulo, Brasil

16h40 Segunda: Transcendência e revelação nas religiões monoteístas.

Celina Lértora Mendoza

CONICET - Consejo Nacional de Innvestigaciones Científicas y Tecnicas - Argentina

17h20 Coffe break

17h40 Terceira réplica: Os diversos conteúdos da Fé e os apelo à compreensão da inteligência. Fé e razão.

Jamil Iskandar, professor de Cultura Islâmica da UNIFESP; São Paulo, Brasil

18h20

Quarta: Evolução da vida religiosa e desenvolvimento cultural da sociedade.

Sheik Mohamad Al Bukai; Damasco, Síria

19h00 Debate (30 min.)



22 de setembro

9h30 Mesa redonda. Conclusões.

10h00 Encerramento: Dr. João Sayad, ex-ministro do Planejamento e presidente da Fundação Pe. Anchieta; São Paulo, Brasil
21 de setembro

Mesa Temática: Cultura e religião

09h00 Identidade cultural e religiosa. Convicções de valor e expressões culturais.

Víctor Pallejà de Bustinza; professor de Cultura Árabe da Universidad de Alacant, Espanha

 
Quatro réplicas:

10h00 Primeira: Mentalidade, linguagem e o esforço de tradução. Som, palavra e essência dos seres na Antiguidade. O trabalho de tradução no período medieval. Equívocos frequentes na aproximação de outras culturas.

Rui Barros; historiador; São Paulo, Brasil.

10h40 Segunda: Identidade pessoal dos povos. Tensão entre memória e projeto.

Jean Hubert Cormier, professor de Filosofia da Religião na Universidade de Brasília, DF; Brasil

11h20 Coffe break

11h40 Terceira réplica: Geografia e história, cultura e religião: discussão do caso da Turquia

Paul Ballanfat, professor de Estudos Islâmicos da Universidade de Lyon; França.

12h20 Quarta: Religião e religiões. Doutrinas oficiais, religiosidade popular e mística

Celia López Alcalde, pesquisadora da Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha.

13h00 Debate (30 min.)

À tarde

Mesa Temática: Cultura e sociedade

15h30 Tratar a paz e a concórdia entre as comunidades.

Alexander Fidora, pesquisador sênior do ICREA; Barcelona, Espanha.

Três réplicas

16h30 Primeira: Caráter universalista das civilizações cristãs e árabes. Valores compartilhados.

Josep Maria Buades Juan, historiador, jormalista e escritor; São Paulo, Brasil.

17h10 Segunda: Diálogo inter-religioso no judaismo da Idade Média. Repercusões na Modernidade.

Rabino Alexandre Leone; São Paulo, Brasil.

17h50 Coffe break

18h10 Terceira réplica: Diálogo, democracia e autoritarismo.

João Roberto da Costa e Silva, historiador; São Paulo, Brasil.

18h50 Debate (30 min.)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

Por que o Ocidente despreza o Islã