Ayahuasca e o Tratamento da Dependência

 O encontro Ayahuasca e o Tratamento da Dependência será realizado de 12 a 14 de setembro no Anfiteatro do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP).

O evento é um dos resultados do projeto de pesquisa:


de Marcelo Mercante, apoiado pela FAPESP na modalidade Bolsa de Pós-Doutorado.

De acordo com Mercante, um dos organizadores do encontro, o objetivo é debater “as diversas nuances do uso ritual da ayahuasca no tratamento da dependência a partir de uma perspectiva multidisciplinar”.
O evento reunirá representantes de diversos centros de tratamento na América do Sul e pesquisadores acadêmicos das áreas de antropologia, medicina, psicologia e direito.

Serão debatidos conceitos como: “droga”, “vício”, “saúde” e “dependência”, e os limites entre práticas terapêuticas, religiosas e rituais.

“Além de contemplar as narrativas sobre as experiências com a ayahuasca, o encontro procurará também avaliar o êxito desses diferentes programas de tratamento. Por fim, explorará os limites e possibilidades legais do uso terapêutico da ayahuasca a partir de uma perspectiva comparativa e transnacional, focalizando sobretudo o contexto do Brasil e do Peru”, disse Mercante à Agência FAPESP.

As atividades serão realizadas das 8h30 às 18h30. O evento é gratuito e aberto aos interessados, sem necessidade de inscrição prévia. Serão emitidos certificados aos participantes.

A promoção do encontro é do Departamento de Antropologia e do Núcleo de Antropologia Urbana da USP, do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos e da Associação Brasileira de Estudos Sociais do Uso de Psicoativos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

Por que o Ocidente despreza o Islã