Uma noite para celebrar a paz - Por Wanda Munhoz
Mais de 800 pessoas devem participar da 8ª Noite de Oração Pela Paz, hoje em Maringá. O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade. No encontro, oito religiões, que integram o Grupo de Diálogo Inter-religioso (GDI), versarão sobre a paz nas mais diversas áreas da sociedade.
"O grande objetivo é orar pela paz. Este ano cada representante das religiões tem quatro minutos para fazer a oração dentro do tema previamente escolhido", explica o arcebispo de Maringá, dom Anuar Battisti.
O advogado Irivaldo Joaquim de Souza, coordenador do GDI, acrescenta que o foco principal é combater a violência. "Maringá era uma cidade tranquila há alguns anos. Nós acreditamos na força da oração", diz.
No evento, a Igreja Católica – representada por dom Anuar - falará sobre Paz e Ecologia, exaltando as iniciativas de proteção ambiental e sustentabilidade. O Candomblé abordará o tema Paz Interior. Segundo a presidente da religião, Maria de Lourdes Nascimento, a Mãe Lourdes, em primeiro lugar a paz deve estar no íntimo de cada um para então se irradiar.
Com o tema: A Paz Mundial, os espíritas vão ressaltar que a paz se estabelece, em primeiro lugar, dentro de cada um. "A busca pela paz é também uma oportunidade de aperfeiçoar o espírito", diz Danilo de Arruda Luz, um dos representantes da religião no GDI.
Os baha’is versarão sobre a Paz entre as Religiões. Mahasti Sahiri Macedo explica que a união entre as diversas denominações religiosas resulta na paz entre os povos. Já Paz no Trabalho é o tema dos budistas.
O monge Eduardo Sasaki ressalta o crescimento econômico do País e as consequências do atual momento histórico. "Desejamos que a sociedade, como um todo, desperte para um crescimento que contemple os desfavorecidos", diz.
Os evangélicos falarão sobre a Paz no Trânsito, uma temática importante especialmente quando se considera o número de vítimas de acidentes. Em Maringá já passam de 60 neste ano. "É um problema que afeta a todos. De alguma forma, todos estão envolvidos", diz o reverendo Robert Stephen Newnum.
Os islâmicos vão tratar da Paz na Escola. O xeique Mohamed Elgasim Abbaker observa que é preciso combater as causas e não o efeito da violência nas escolas. E, nesta ação, é preciso o compromisso das instituições de ensino, dos pais, dos professores e dos governantes.
A Umbanda falará sobre Paz na Família. A palestra será proferida pela presidente da religião, Marilza Martins Paiva, que vai destacar a família como o ponto de partida para a paz. "A família é o tronco e a raiz do comportamento humano e cristão", diz.
Além das palestras sobre a paz, o evento contará com a apresentação de grupos culturais Coral da Arquidiocese; Grupo de Dança do Colégio Estadual João de Faria Pioli; e Balé do Colégio Regina Mundi.
Serviço
Horário e Local:
A 8ª Noite de Oração pela Paz será hoje, 21/09, das 20h às 22h, no Auditório D. Guilhermina, na Avenida Tiradentes, 740, Centro de Maringá (próximo à Catedral)
Comentários