Próspera/SC recebe a Paixão de Cristo - Por Vanessa Amando


moradores do bairro Próspera, em Criciúma, assistiram uma apresentação de teatro que mostrou a condenação, morte e ressurreição de Jesus Cristo. O evento teve início às 13h30min na praça do Trabalhador, ao lado da Paróquia Nossa Senhora da Salete.

Em alusão às comemorações de Páscoa, um grupo de voluntários representou a Paixão de Cristo. Foram mais de 60 pessoas envolvidas no espetáculo, entre atores e assistentes, que preparam tudo para a encenação com, pelo menos, 40 dias de antecedência. Chamado de Grupo Teatral São Francisco, a equipe reúne-se há mais de 30 anos e, hoje pais e filhos ajudam a compor as peças.

De acordo com o padre Vilmar Moretti, responsável pela Paróquia Nossa Senhora da Salete, é importante lembrar o que Jesus fez pela humanidade. "A Páscoa significa a passagem da morte para a vida. O modo como o Cristo se entregou à condenação e crucificação deve ser lembrado, pois ele fez isso por nós", salienta.

Prestigiando a apresentação, o aposentado Adolfo Valcanaia interpreta a morte de Jesus como a libertação de um povo. Para ele, que fez jejum em todas as sextas-feiras durante a Quaresma e hoje abdicou da carne, estas penitências são o mínimo que os fiéis podem fazer diante do sofrimento do Filho de Deus.

Valcanaia mora no bairro Brasília, em Criciúma, e há 35 anos colabora com a paróquia da Próspera. No domingo, quando é comemorada a Páscoa, o seu dia começa somente após a participação na Santa Missa, marcada para às 8 horas.

Hoje, ao final da encenação e procissão pelo entorno da Praça do Trabalhador, uma celebração religiosa foi realizada na Paróquia Nossa Senhora da Salete.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Faleceu patriarca da Igreja Sagrada Espiritual em Angola

Líder da Igreja Sagrada Esperança Universal reitera apelo à paz

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"