Rio de Janeiro, Patrimônio de Fé - Por Dom Orani João Tempesta
Na verdade é o Brasil, “gigante pela própria natureza”, como canta o nosso hino, glorioso pela sua história e fecundo na sua cultura, que ora são reconhecidos e homenageados pela escolha de nossa cidade. Ao olhar para o Rio de Janeiro, o mundo olha para o Brasil com sua vida, seu povo, suas paisagens, sua história.
Como sabemos, pela história, o Rio de Janeiro é uma das sedes episcopais mais antigas das Américas e primeira sede cardinalícia da América do Sul, e, de igual maneira, é um belo e importante patrimônio católico. O Rio é uma filha robusta da Igreja, que a viu nascer e crescer. Talvez este aspecto não seja muito conhecido pelo Brasil ou pelo mundo, mas, para quem conhece a alma do Rio de Janeiro, não se pode esquecer a beleza da fé do povo que aqui vive.
Não se pode falar desta cidade e de seu povo sem falar na fé arraigada e no profundo sentimento religioso que plasmaram um povo alegre, batalhador e temente a Deus.
A nossa experiência de presença junto ao povo católico desta cidade maravilhosa nos faz ver a vitalidade e a beleza da fé que movimentam o coração e as atitudes de nossas comunidades. Fé que se traduz em participação, vida, trabalho social, alegria em transmitir a vida nova em Cristo. A vida fala muito mais que tantos números ou estatísticas nem sempre bem conduzidas.
Proximamente, milhões de representantes dos jovens do Brasil e do mundo reunir-se-ão nesta Cidade Maravilhosa para cantar as alegrias de Deus, expressando a vitalidade da juventude cheia de esperança em Cristo, e anunciando também como a fé cristã permanece atual, viva e portadora de amor para a humanidade.
O Rio permanecerá sempre como um povo que soube responder ao chamado de Deus para que, como cristãos, marque sempre tempos novos de transformação social. O Cristo Redentor, no alto do Corcovado, uma das maravilhas do mundo moderno, na cidade Patrimônio da Humanidade na categoria Paisagem Cultural e que é maravilhosa, continuará indicando as raízes desse povo que cada dia mais, na busca da conversão, vivenciando seu ideal de santidade, fará com que as maravilhas da paisagem possam ser reflexo cada vez maior da beleza dos corações e da vida de seu povo nesta bela troca de inspirações.
* Dom Orani João Tempesta, cisterciense, é arcebispo do Rio de Janeiro.
Fonte: http://www.jb.com.br
Comentários