Religião e internet: microalterações e evoluções da fé
Na religiosidade disponível na internet, a questão em aberto é: que imagem de Deus, de Igreja e de fiel é fomentada pela religiosidade ofertada nesses sites? Ainda há muito a avançar nessa reflexão.
A opinião é do jornalista e
doutorando em comunicação Moisés Sbardelotto, autor do livro E o Verbo se fez
bit: A comunicação e a experiência religiosas na internet (Ed. Santuário,
2012). A entrevista foi publicada no blog da Editora Santuário, 09-11-2012.
Por que decidiu escrever sobre o
tema?
O interesse pela relação entre
internet e religião vem da minha própria formação pessoal e acadêmica. Como
cristão e católico, interessa-me perceber as novas manifestações de Deus, hoje,
e como as pessoas em geral experimentam essas manifestações, também com o
avanço da tecnologia e das novas formas de comunicação, gerando uma
religiosidade também nova. Além disso, tanto no âmbito eclesial quanto no
âmbito comunicacional, essa relação é algo ainda muito novo, pouco estudado,
que traz muitas dúvidas e muitos desafios, em termos de pastoral e de prática
social. Por isso, decidi encarar o desafio e tentar colaborar nesse debate.
Quanto tempo demorou para que a
obra estivesse pronta? Quais foram suas fontes mais relevantes de pesquisa?
A obra nasceu a partir de minha
pesquisa de mestrado na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), entre
2009 e 2011, sob orientação de Antonio Fausto Neto. Entre 2011 e 2012, em
eventos acadêmicos, fui aprimorando a pesquisa, no debate com outros
pesquisadores e estudantes. Ao longo de 2012, a partir do interesse da Editora
Santuário de publicar o texto, revisei e ampliei toda a pesquisa, “lapidando”
alguns pontos, aprofundando outros. Para isso, me baseei muito nos estudos de
Fausto Neto e de Pedro Gilberto Gomes SJ, ambos professores da Unisinos, que já
têm diversas publicações sobre as relações entre mídia e religião. Em termos
comunicacionais, foram fundamentais os estudos de José Luiz Braga, da Unisinos,
de Lev Manovich e de Carlos Scolari. Outros autores – como Andrea Grillo,
Antonio Spadaro SJ, Gianni Vattimo, João Batista Libanio SJ, Leonardo Boff,
Mircea Eliade, Stefano Martelli – também foram muito importantes para
aprofundar as questões teológicas da religiosidade e da experiência religiosa
na internet.
Qual parte é mais relevante ou
especial para o senhor?
Sou suspeito para responder a
essa pergunta. Mas, para não cair no lugar-comum de dizer que “todo o livro é
relevante ou especial para mim”, penso que, para as leitoras e leitores em
geral, os capítulos 1 e 7, que abrem e encerram o livro, dão uma visão bastante
ampla sobre a comunicação e a experiência religiosas na internet. No capítulo
1, por exemplo, eu relato a história de um fiel chamado Fábio, que contou, em
um site católico, em um serviço chamado “Padre Online”, uma experiência
religiosa muito particular que ele teve por meio da TV. Esse testemunho me indicou
que, de fato, as novas modalidades de comunicação estão gerando uma nova forma
de ser religioso – e a partir desse relato é que começa o livro.
Já no capítulo 7, apresento meus
principais “achados”, que obviamente não são “conclusões”, já que estamos no
meio do olho do furacão das tecnologias digitais. Mas são algumas primeiras
aproximações e reflexões sobre a religiosidade que desponta na internet. Os
capítulos intermediários também são relevantes para as leitoras e leitores que
se interessam em estudar essa problemática, com bastante documentação,
exemplos, imagens e referências para futuras pesquisas.
E, caso o miolo do livro não
agrade às leitoras e leitores, eles poderão encontrar um material precioso na
Apresentação escrita por Fausto Neto, no Prefácio de Antonio Spadaro SJ, e no
Posfácio escrito por Andrea Grillo, aos quais agradeço publicamente e que
trazem um aprofundamento muito importante para esse debate.
Qual é a principal ideia que o
leitor terá ao acabar de ler o livro?
Permito-me citar diretamente um
trecho do livro: “Se a comunicação (suas lógicas, seus dispositivos, suas
operações) está em constante evolução, a religião, ao fazer uso daquela, também
acompanha essa evolução e é por ela impelida a algo diferente do que tradicionalmente
era. (…) Se a internet traz consigo novas formas de lidar com o tempo, o
espaço, as materialidades do sagrado, o discurso e os rituais, a religiosidade
como tradicionalmente a conhecemos também está mudando, e a ‘nova religião’ que
se descortina diante de nós nesse ‘odre novo’ traz também um ‘vinho novo’ que
caracteriza a midiatização digital (suas formas características de ser,
existir, pensar, saber, agir na era digital). Junto com o desenvolvimento de um
novo meio, como a internet, vai nascendo também um novo ser humano e, por
conseguinte, um novo sagrado, uma nova religiosidade e uma nova religião” (p.
313-315).
Qual é o público que o senhor
deseja atingir?
Todas as “mulheres e homens de
boa vontade”… Mas especialmente aqueles que se interessam pelas temáticas da
comunicação e da religião, e de suas inter-relações. Penso que tanto
pesquisadores e estudantes, quanto fiéis e ministros de todas as religiões
poderão encontrar subsídios para refletir sobre as novas religiosidades que
surgem com o avanço da midiatização.
Qual foi a vivência ou
experiência que o fez escrever o livro?
Foi um conjunto de fatores:
primeiro, uma grande oferta e uma grande demanda de práticas religiosas na
internet. Chamou-me a atenção o fato de que a grande maioria dos sites
católicos que visitei ao longo da pesquisa ofereciam não apenas informações
sobre a religião, mas também ambientes para que o fiel pudesse vivenciar e
experimentar sua fé por meio da internet, nas chamadas “capelas virtuais”. E
que inúmeros fiéis narravam suas experiências religiosas nesses sites. Além
disso, o depoimento do fiel Fábio, no serviço “Padre Online”, que eu relato no
livro, foi a “sarça ardente” que me apontou com clareza para a “montanha
digital” à qual inúmeros fiéis sobem para se encontrar com Deus. E eu não podia
ficar indiferente diante disso.
Qual é o impacto para a religião
e a popularização do uso da Web e quais serão esses resultados?
Mais do que um impacto, eu
percebo pequenas “microalterações” na religiosidade por meio dessas novas
práticas religiosas midiatizadas, que mostram que as pessoas passam a encontrar
uma oferta de experiência religiosa não apenas nas igrejas de pedra, nos padres
de carne e osso e nos rituais palpáveis, mas também na religiosidade existente
e disponível nos bits e pixels da internet. Formam-se, assim, novas modalidades
de percepção e de expressão do sagrado em novos ambientes de culto: novas
formas de manifestação de Deus (teofania) e do sagrado (hierofania), agora
midiatizadas: midioteofanias e midio-hierofanias que lançam a religião para
novos patamares de existência.
Ou seja, as mídias não são mais
apenas extensões dos seres humanos, mas também o ambiente no qual tudo se move,
inclusive a religião: um novo “bios religioso”. O que pudemos perceber, a
partir disso, é que a fé vivenciada, praticada e experienciada nos ambientes
digitais aponta para uma mudança na experiência religiosa do fiel e da
manifestação do religioso, por meio de novas temporalidades, novas
espacialidades, novas materialidades, novas discursividades e novas
ritualidades marcadas centralmente por lógicas midiáticas, e que são detalhadas
no livro.
Quais são as principais
características de interface interacional, interação discursiva e interação
ritual?
No livro, eu dedico mais de 150
páginas a essa questão, analisando detalhadamente os sites católicos nesses
três âmbitos: interface, discurso e ritual. Dessa forma, tentamos compreender
como se dão as interações entre fiel-sagrado para a experiência religiosa nos
sites analisados.
Com relação à interface
interacional (materialidades), analisamos os níveis tecnológicos e simbólicos
que orientam a construção de sentido religioso do fiel a partir de quatro
níveis: 1) a tela; 2) periféricos como teclado e mouse; 3) a estrutura organizacional
das informações (menus); e 4) a composição gráfica das páginas em que se
encontram disponíveis os serviços e rituais católicos.
Já nas interações discursivas
(narrativas), buscamos compreender como o fiel se posiciona em meio à
encruzilhada de “discursos” que lhe falam, pois, além de um discurso ao fiel,
existe também um discurso do fiel. Esses discursos foram analisados a partir de
três atores: o próprio fiel, um “outro” (o sistema ou outro internauta) e um
“Outro” (o sagrado).
Nas interações rituais
(práticas), analisamos a “liturgia digital” que os fiéis precisam seguir para
que os rituais ocorram. Assim, o internauta passa a participar, viver, agir e
interagir em uma “ambiência” religiosa nova, que o remete – seja qual for a
profundidade de sua experiência religiosa, independentemente também de quando e
onde estiver – para Deus.
A interação por meio da internet
diminui a fé se tornando um ato de imediatismo? Ou Não?
Na internet, os processos lentos,
vagarosos e penosos da espiritualidade (os “séculos dos séculos”, “até que a
morte os separe”) vão sendo agora substituídos pela lógica da velocidade
absoluta, por uma “eternidade intensiva”. Fomenta-se, assim, uma expectativa de
onitemporalidade e de imediaticidade da manifestação de Deus. A vastidão do
“tempo sagrado” é agora substituída por microinstantes, “átomos temporais” em
que os sites nos exigem reações instantâneas a eventos que ocorrem na
velocidade da luz.
Além disso, eu destacaria outros
quatro “riscos”, quatro “pontos em aberto” na experiência religiosa online: 1)
o risco de pensar que, se Deus se faz bit, o bit também é Deus; 2) o risco de
confundir conexão com comunhão; 3) o risco de pensar que Deus e o sagrado estão
“ao alcance de um clique”; 4) o risco de nos contentarmos com experiências
religiosas midiatizadas, sem atentar para as manifestações “extramidiáticas” de
Deus, especialmente no “próximo” e no “pobre”, confundindo “dizer” com “fazer”:
ou seja, é importante escutar e anunciar a Palavra, mas é ainda mais importante
tentar colocá-la em prática.
É possível alcançar – viver a
experiência – do divino por meio da web?
Nas palavras de Brenda Brasher,
se os fiéis de hoje, como o Moisés bíblico, “sobem a montanha digital”, é
porque viram uma “sarça ardente” em seu topo. Por exemplo, em apenas um dos
sites analisados, são acesas entre 3.000 a 4.000 “velas virtuais” por dia! Por
isso, é impossível negar que essas pessoas têm uma experiência de Deus e do sagrado
por meio desses rituais. Mas essa “encarnação em bits” só ganha sentido na vida
do fiel – são experiências totalmente livres, íntimas, misteriosas, enão nos é
permitido penetrar nessa zona de tão elevada intimidade. O que sabemos é que
elas ocorrem, o que pode ser confirmado pelas próprias narrações dos fiéis
nesses sites: algo ocorre, e algo sagrado.
Porém, nesses rituais, há facetas
de Deus e do sagrado que mais se manifestam, e outras que se manifestam menos,
experiências religiosas que são fomentadas, e outras que não o são. E tudo isso
por determinações e escolhas do programador, dos próprios sites. O risco, como
afirma a teóloga Mary Hunt, é de não perceber que “a linguagem sobre Deus é uma
das mais difíceis e perigosas com que trabalhar, porque pode resultar em
estruturas opressivas ou ser um trampolim para a libertação”. A questão em
aberto é: que imagem de Deus, de Igreja e de fiel é fomentada pela
religiosidade ofertada nesses sites? Ainda há muito a avançar nessa reflexão.
Fonte: http://www.ihu.unisinos.br
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