Roda de conversa: Religião e violência contra a mulher


A Roda de Conversa "religião e violência contra as mulheres" será realizada no sábado (16/3), em São Paulo, das 9h30 às 12h30.

Dando continuidade às atividades da Campanha: “O amor lança fora todo medo”, KOINONIA-Presença Ecumênica e Serviço e a REJU propõem a 

“Roda de Conversa: religião e violência contra as mulheres”

que acontece no próximo sábado (16/3), na cidade de São Paulo. 

O mês de março é marcado pela história de luta por direitos das mulheres. Uma história recente e ainda muito recorrente nas diferentes instituições da sociedade, inclusive nas religiosas. Apesar de termos avançado com passos largos, os galhos das raízes machistas e patriarcais – muitas vezes, legitimados pelo discurso religioso – faz-se presente nas casas das famílias brasileiras.

De acordo com o Mapa da Violência 2012 – Homicídio de Mulheres, o Brasil é o 7º país com a maior taxa de homicídios em comparação com outras 84 nações. Apesar da criação da Lei Maria da Penha, apenas 2% dos agressores é condenada, enquanto que uma mulher ainda é agredida a cada cinco minutos e uma é morte a cada duas horas.

No Brasil, a violência contra a mulher é considerada uma epidemia. Como tal, ela é um problema da sociedade toda e, por isso, que homens e mulheres – religios@s ou não, de diferentes tradições e denominações – fazem parte da solução. Desta maneira, a roda de conversa pretende disponibilizar um espaço inter-religioso de intercâmbio de informações e experiências sobre as inúmeras facetas da violência contra as mulheres.

A teóloga e Pastora metodista Lídia Maria de Lima e a representante da Comunidade Bahá’í do Brasil Daniella Hiche estão entre as participantes confirmadas para este sábado. Elas se juntarão à Sarah Roure, militante da Marcha Mundial das Mulheres, e à Reverenda anglicana Carmem Kawano para discutir como suas tradições religiosas e movimentos refletem sobre a violência física e psicológica que aflige centenas de mulheres todos os dias, no Brasil.

O evento acontece das 9h30 às 12h30, na Paróquia da Santíssima Trindade, localizada na Praça Olavo Bilac, 63, próximo à Estação Marechal Deodoro do Metrô-SP. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail saudedireitos@koinonia.org.br.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

Por que o Ocidente despreza o Islã