De cada cem espíritas no Brasil, um está na cidade de Uberaba – Por Geórgia Santos


Pesquisa mostra que, assim como o Censo do IBGE indicou em todo o país, em Uberaba a religião Católica também perde terreno. 

De acordo com o levantamento feito pelo Instituto Ápice com exclusividade para o Jornal da Manhã, 62,38% dos moradores de Uberaba entrevistados se dizem católicos, e a grande surpresa vai para o número de espíritas kardecistas, que apresentou uma leve diferença em relação ao de evangélicos, sendo que 14,65% dos entrevistados seguem a religião do médium Chico Xavier e 14,26% são evangélicos.

O levantamento foi realizado entre os dias 20 e 23 de abril, sendo uma pesquisa de opinião contendo assuntos diversos. Para tanto, foi utilizada uma amostra com 505 entrevistas, estratificadas por sexo, faixa etária, escolaridade, renda familiar, religião, ocupação principal, em áreas urbanas predefinidas e delimitadas de acordo com proporcionalidades censitárias. A margem de erro é de 4,5 pontos para mais ou para menos.

No quesito religião, a realidade do município segue a tendência nacional, com a exceção do Espiritismo e dos evangélicos. Considerando os números brutos, dos 505 entrevistas, 315 são católicos, 74 são espíritas kardecistas, 72 se dizem evangélicos, 31 não têm religião, cinco seguem o Protestantismo, o mesmo número de entrevistados não sabem ou não declaram a religião e apenas três seguem religiões afro, o Candomblé.

Em todo país, segundo o Censo 2010, o número de católicos ainda é soberano, com 64,6% de brasileiros, porém este índice vem caindo, pois em 2000 eram 73,6% de católicos. Já em outras religiões o número de fiéis vem aumentando, como os evangélicos, que passaram de 15,4% para 22,2%, enquanto que os espíritas passaram de 1,3% para 2%. Aumentou também a quantidade de pessoas que dizem não ter religião: em 2000 eram 7,4% e em 2010, 8%.

Portanto, segundo a análise feita pelo Instituto Ápice, os índices de católicos e sem religião registrados em Uberaba acompanham o perfil brasileiro, a diferença é quanto aos espíritas e evangélicos. No país, os evangélicos chegam a 22% e em Uberaba, 14,5%. 

O instituto concluiu também que o fato mais relevante é o percentual de espíritas em Uberaba, que é de aproximadamente 15%, enquanto que no país este índice é de 2%. Portanto, de cem espíritas que existem no Brasil, um está em Uberaba. Ou seja, se o país tem 2% de pessoas que se declaram espíritas, aproximadamente 1% dos espíritas do Brasil estão em Uberaba.

Quanto ao sexo, a maioria dos católicos é do sexo masculino e a maioria dos sem religião também. Nas demais crenças, a maioria é do sexo feminino. Entre os espíritas, a grande parte tem um nível maior de escolaridade; entre os evangélicos, a relação se inverte e o menor índice se dá junto aos mais escolarizados.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

Por que o Ocidente despreza o Islã