Cristãos Católicos e Evangélicos serão 2,2 bilhões em 2020 estima pesquisa

A pesquisa estima que em 2020 os cristãos (evangélicos e católicos) juntos ultrapassem a marca de 2 bilhões fieis no mundo inteiro, mesmo com o declínio da religião na Europa

Enquanto a Europa perdeu fiéis, Ásia, África e América Latina estão cada vez mais religioso. Isto é demonstrado por um estudo realizado pelo Centro para o Estudo do Cristianismo Global, em South Hamilton, Estados Unidos, que emitiu um relatório no final de junho, o que mostra o crescimento do cristianismo no mundo, utilizando dados de 1970 a 2010 fazendo uma previsão para o ano de 2020.

A investigação foi chamado de: “o cristianismo em seu contexto global, 1970-2010″, e mostra que, apesar do declínio da religião na Europa, foi um crescimento significativo do cristianismo na África e na Ásia e na América Latina, o número dos cristãos se mantiveram estáveis.

Existem várias explicações para o crescimento do cristianismo na Ásia, começando com a perda de credibilidade do comunismo e do avanço da religião na China, onde, mesmo no meio da perseguição, não é possível conter a conversão de novos crentes.

A pesquisa do Centro de Estudos de Novas Religiões (CESNUR) realizada de 21 e 24 de junho indica também um fator demográfico que poderia explicar esse crescimento das pessoas religiosas na Ásia: os religiosos têm mais filhos.

Outros dados divulgados na pesquisa é que, como o cristianismo, o islamismo também tem crescido, e essas duas religiões juntos respondem por 48% da população mundial. A previsão é que em 2020 chegou a 57,2% em todo o mundo.

Para a África, espera-se que em sete anos a partir de agora 50% da população se torne cristã, o cristianismo tornando-se portanto nesta parte do continente maioria absoluta. A estimativa é baseada em dados, onde o número de cristãos cresce o dobro em comparação com o crescimento da população em geral. Quando a pesquisa cita: Cristianismo, está englobando católicos e protestantes.

As previsões para a Europa estão relacionadas com o aumento do número de pessoas sem religião, que em 2020 pode chegar a dois terços da população. No entanto, esse valor não representa a realidade na Itália, é o único país que continua com 80% de sua população que se declaram cristãos.

As previsões são otimistas para o cristianismo, pois é esperado que até o ano de 2020 haja 2,2 bilhões de cristãos, e que 25% (700 milhões) sejam pentecostais e carismáticos.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

Por que o Ocidente despreza o Islã