Religião é aposta de MG para Copa - Por Jáder Rezende
O governo de Minas Gerais aposta no
turismo religioso para atrair visitantes, principalmente argentinos, na Copa do
Mundo de 2014.
Na apresentação dos vídeos das cidades sede para a imprensa
internacional, anteontem, a peça da capital mineira destacou municípios
históricos, deixando Belo Horizonte à margem.
Ontem, ao fazer o balanço do ano
de sua pasta, o secretário de Turismo, Agostinho Patrus, argumentou que a
ausência de imagens de BH na campanha foi uma estratégia para atrair a faixa
predominante de torcedores que virão para o mundial, segundo ele, homens de 18
a 38 anos.
“BH trabalha mais com turismo de
negócios e os concorrentes (demais cidades sede) são mais fortes,
principalmente os que oferecem praias”, disse, pontuando que nas copas
anteriores as cidades litorâneas foram preferidas pelos torcedores. “O grande
trunfo dos mineiros são as cidades históricas, embora Belo Horizonte tenha
muitos bares”, disse.
Patrus informou que neste ano
foram distribuídos R$ 6,5 milhões do ICMS Turístico e que a ordem é investir em
placas de sinalização. Além disso, o governo quer incrementar a Estrada Real,
criando um caminho específico para romeiros, a partir da Serra da Piedade, em
Caeté, na Grande BH, até Aparecida do Norte (SP), a ser dotado de
infraestrutura para receber os peregrinos, como pousadas e restaurantes. Com
cerca de 800 km, o percurso é tratado pelo governo como “Caminho de Compostela
mineiro”.
O processo prevê a restauração do
Santuário de Nossa Senhora da Piedade. A meta, segundo Patrus, é concluir o
processo, orçado em R$ 3,7 milhões, até abril de 2014. Do total, R$ 2 milhões
serão investidos na revitalização do templo. Ele informou que o Estado abrirá
linha de financiamento para investimentos no trecho de 60 km, entre Caxambu e
São João del Rei.
Outra grande aposta é no voo
direto BH-Argentina, que em novembro alcançou a marca de 70% de ocupação e será
alvo de “campanha ainda mais agressiva”.
Fonte: http://www.otempo.com.br
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