“Seminário sobre Ensino Religioso em Pernambuco”
Existe consenso entre
acadêmicos e entidades da sociedade civil, de que a reflexão sobre a
religiosidade humana que é desejável nas escolas deve assegurar os direitos
garantidos pela laicidade do Estado e que o conteúdo não seja o estudo de uma
religião apenas, mas a transposição pedagógica dos conteúdos transversais
estudados pelas ciências da religião e articulados nos seguintes eixos:
culturas e tradições, textos sagrados e teologias, ritos e ethos.
Trata-se, então, de comparar criticamente e interpretar os fatos, também religiosos, nos seus contextos históricos.
Assim, religião não se ensina
propriamente, mas se pode e deve refletir sobre esse fenômeno na escola. Até
porque os sentidos e sentimentos religiosos sempre influenciam as nossas
relações humanas, sejam de produção e sobrevivência, de parentesco e política,
de palavra ou interpretação.
Nesse sentido, o Fórum Diálogos
convida a sociedade pernambucana para, em um:
“Seminário sobre
Ensino Religioso em Pernambuco”
Fonte: http://www.unicap.br
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