“Seminário sobre Ensino Religioso em Pernambuco”

Existe consenso entre acadêmicos e entidades da sociedade civil, de que a reflexão sobre a religiosidade humana que é desejável nas escolas deve assegurar os direitos garantidos pela laicidade do Estado e que o conteúdo não seja o estudo de uma religião apenas, mas a transposição pedagógica dos conteúdos transversais estudados pelas ciências da religião e articulados nos seguintes eixos: culturas e tradições, textos sagrados e teologias, ritos e ethos.

Trata-se, então, de comparar criticamente e interpretar os fatos, também religiosos, nos seus contextos históricos. 

Assim, religião não se ensina propriamente, mas se pode e deve refletir sobre esse fenômeno na escola. Até porque os sentidos e sentimentos religiosos sempre influenciam as nossas relações humanas, sejam de produção e sobrevivência, de parentesco e política, de palavra ou interpretação.

Nesse sentido, o Fórum Diálogos



 convida a sociedade pernambucana para, em um:

“Seminário sobre Ensino Religioso em Pernambuco”

Discutir e contribuir para a efetivação da legislação educacional vigente, como por exemplo, a Resolução do Conselho Estadual de Educação/PE Nº 5, de 9 de maio de 2006, que dispõe sobre a oferta de ensino religioso nas escolas públicas integrantes do Sistema de Ensino do Estado de Pernambuco, regulamenta os procedimentos para a definição dos conteúdos e as normas para habilitação e admissão dos professores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

Por que o Ocidente despreza o Islã