Livro conta a história da cidade de Independência - de Joaquim Augusto Bezerra


Independência é o tema central do obra de Joaquim Augusto Bezerra, que será lançada hoje (22/10), em Crateús. 

O ex-prefeito e ex-tabelião, Joaquim Augusto Bezerra, lança hoje, na Fundação Senhor Pires, no Município de Independência, às 19horas, o livro: "130 anos - Permuta entre Piauí e Ceará". Na obra, ele trata da permuta entre os Estados do Piauí e Ceará, com a troca dos Municípios de Príncipe Imperial (Crateús) e Vila Pelo Sinal (Independência). Foi o início da história do Município de Independência. O livro tem o mérito de divulgar e ampliar conhecimentos históricos sobre a permuta, com uma linguagem agradável e acessível.



"Muitas vezes o conhecimento sobre a história do Município está restrito a documentos e história oral", diz o autor. A obra também traz um discurso sobre o centenário da permuta e uma teoria acerca da verdadeira história sobre o nome do Município de Independência. O livro responde a pergunta sobre o nome Independência e reproduz uma série de pesquisas e análises documentais sobre a permuta no início do século XIX, em tentativa de entendimento do caráter único sobre a mudança dos municípios piauienses para o Ceará.



Registro

"Em um País que despreza sua memória, nada mais importante que o registro destes fatos em um livro como resgate da história", declara o autor. Joaquim Augusto Bezerra é uma figura conhecida na cidade, devido às funções que desempenhou, sempre demonstrando empenho e compromisso, e agora segue como historiador/narrador criterioso da história do Município e região. Os recursos arrecadados com a venda dos livros serão doados para a Biblioteca Comunitária Estação Leitura, da Organização Não Governamental (ONG) História Viva, no Município.

 
Primeiro livro

 
O autor Joaquim Augusto Bezerra tem 88 anos e este é o primeiro livro de sua autoria. Mas seu nome está presente em outras obras, lançadas nos últimos dois anos neste Município. No ano de 2008 foi homenageado com um documentário sobre a sua vida pública pela ONG História Viva, denominado de "Senhor das Águas". E ano passado o livro "Homem de Visão", com sua biografia, pelo autor Ricardo Assis.

Fundação

A Fundação Senhor Pires, local em que ocorrerá o lançamento da obra "130 anos - Permuta entre Piauí e Ceará", tem sido um espaço de relevante importância no Município de Independência, já que a partir dali muitas manifestações artísticas e culturais tem iniciado e dado a esta cidade destaque na área cultural local. No prédio da Fundação está montada a Sala de Paleontologia, inaugurada recentemente, e o Museu Maria Adélya de Sabóia, cujo acervo retrata a história do Município. Palestras, exposições de fotografias, apresentações artísticas, peças teatrais, lançamentos de livros, entre outras atividades movimentam a Fundação.

 
Memória
"Às vezes o conhecimento sobre a história do Município está restrito a documentos e história oral"

MAIS INFORMAÇÕES

Fundação Senhor Pires - Rua Joaquim Mota, 73 - Praça da Matriz - tel. (88) 3675.1044

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

Por que o Ocidente despreza o Islã