Milhares de pessoas saem às ruas do planeta para celebrar o Dia da Terra
Milhares de pessoas se reuniram em diversos países neste domingo (22/04) para celebrar
42º aniversário do Dia da Terra
Uma série de eventos foi organizada em todo o mundo com o objetivo aumentar a consciência ambiental no planeta e direcioná-la para problemas de contaminação e conservação da biodiversidade.
A data foi criada pelo senador norte-americano Gaylord Nelson, em 22 de abril de 1970. Este ano, o tema do encontro é “Mobilizar a Terra”, incentivando o aproveitamento de energias renováveis e reunir apoio de diversas Organizações Não-Governamentais para que a reunião de cúpula da Rio+20 sobre o meio ambiente, que será realizada em junho no Rio de Janeiro e contará com a presença de chefes de Estado em todo o mundo, resulte em avanços significativos.
Na Hungria, centenas de ciclistas se reuniu neste domingo (22/04) nas ruas de Debrecen, segunda maior cidade do país e ao leste de Budapeste, neste domingo (22/04). Eles reivindicavam meios de transporte menos poluentes, como a bicicleta e meios de transporte coletivos mais eficientes.
O Japão foi palco de uma manifestação de ambienttalistas pedindo o fim da utilização da energia nuclear. No dia 11 de março do ano passado, um terremoto seguido de um tsunami, além de matar centenas de pessoas, destruiu a instalação nucelar da região de Fukushima, provocando um desastre ambiental no nordeste do país. Desde então, o governo iniciou uma série de medidas para substituir definitivamente o uso da energia nuclear para fontes renováveis.
Outro país que deu muita atenção ao evento foi as Filipinas. Centenas de voluntários e ativistas foram a um aterro de lixo e ajudaram no processo de recicagem, separando plásticos, vidros, papeis e produtos orgânicos na Ilha de Freedom Island, ao sudoeste de Manilla. No total, 175 hectares de lixo foram coletados.
Ações semelhantes de reciclagem foram realizadas nos Estados Unidos. No Rio de Janeiro, também houe manifestação contra a construção da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará.
Fonte: http://operamundi.uol.com.br
Comentários