“Ciclo Beethoven” traz o pianista Nelson Neves ao palco do Theatro da Paz - Pará


Hoje, quinta-feira (17), às 20h, o Theatro da Paz recebe a quinta apresentação do “Ciclo Beethoven”, quando os músicos da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) terão como convidado o pianista Nelson Neves, sob a regência do maestro Miguel Campos Neto.
O “Ciclo Beethoven” é uma homenagem da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) ao filósofo paraense Benedito Nunes, falecido em fevereiro do ano passado, e que tinha especial predileção pelo compositor alemão Ludwig van Beethoven. As apresentações da série de concertos de autoria do compositor iniciaram em março, e prosseguem até junho deste ano.
No programa desta quinta-feira estão “As criaturas de Prometeu, abertura em dó maior (op. 43)” e “Coriolano, abertura em dó menor (op. 62)”. A apresentação será encerrada com o “Concerto para piano nº 3 em dó menor (op. 37)”, em três movimentos: Allegro con brio, Largo e Rondo (Allegro). É neste concerto que a OSTP recebe Nelson Neves como convidado especial.
O “Concerto de Piano nº 3 em dó menor, op. 37)” de Beethoven foi dedicado ao príncipe Louis Ferdinand, da Prússia. Composto em 1800, foi apresentado pela primeira vez em 1803, tendo o autor como solista. Beethoven compôs este concerto numa época angustiante de sua vida, pois acabara de descobrir que estava ficando surdo, e recebera muitas encomendas de trabalho. No “Concerto nº 3”, ele quebrou a forma convencional de oposição entre solista e orquestra, promovendo um verdadeiro diálogo entre ambos.
Pianista - Nelson Neves é paraense e tem uma carreira construída fora do Brasil. Ele possui o grau de Doutor em Artes Musicais, pela Universidade de Nebraska-Lincoln, em piano performance, Mestrado em Música pela Universidade Missouri-Columbia, em piano performance, e é bacharel em Teologia, com ênfase em Música Sacra, pela Faculdade Batista Equatorial. Nelson Atuou em vários concertos pela Europa, Estados Unidos, Brasil e outros países da América do Sul, e venceu inúmeros concursos de piano. Paralelamente à carreira de pianista clássico, como ativo pianista de jazz e band-leader, Nelson Neves tem participado de inúmeros festivais de jazz.
Em janeiro de 2012, ele retornou a Belém, convidado pela Secult, para assumir a direção musical e o posto de maestro da Amazônia Jazz Band. A facilidade com que Nelson Neves transita entre o clássico e o jazz é reconhecida pelo público.
Para o pianista, a execução do Concerto nº 3 é de extrema responsabilidade. “É um concerto que foge da formalidade do classicismo e demanda um esforço do solista, tanto técnica como musicalmente, e é de uma beleza extrema”, ressaltou. “Os temas que o concerto apresenta têm características do romantismo, visto que Beethoven é o pilar desse movimento”, acrescentou.
Serviço: Quinta apresentação do “Ciclo Beethoven”, com a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz e o solista Nelson Neves, sob a regência de Miguel Campos Neto. Quinta-feira (17), às 20h, no Theatro da Paz. Entrada franca.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Faleceu patriarca da Igreja Sagrada Espiritual em Angola

Líder da Igreja Sagrada Esperança Universal reitera apelo à paz

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"