“Ciclo Beethoven” traz o pianista Nelson Neves ao palco do Theatro da Paz - Pará
Hoje, quinta-feira (17), às 20h, o Theatro da Paz recebe a quinta apresentação do “Ciclo Beethoven”, quando os músicos da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) terão como convidado o pianista Nelson Neves, sob a regência do maestro Miguel Campos Neto.
O “Ciclo Beethoven” é uma homenagem da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) ao filósofo paraense Benedito Nunes, falecido em fevereiro do ano passado, e que tinha especial predileção pelo compositor alemão Ludwig van Beethoven. As apresentações da série de concertos de autoria do compositor iniciaram em março, e prosseguem até junho deste ano.
No programa desta quinta-feira estão “As criaturas de Prometeu, abertura em dó maior (op. 43)” e “Coriolano, abertura em dó menor (op. 62)”. A apresentação será encerrada com o “Concerto para piano nº 3 em dó menor (op. 37)”, em três movimentos: Allegro con brio, Largo e Rondo (Allegro). É neste concerto que a OSTP recebe Nelson Neves como convidado especial.
O “Concerto de Piano nº 3 em dó menor, op. 37)” de Beethoven foi dedicado ao príncipe Louis Ferdinand, da Prússia. Composto em 1800, foi apresentado pela primeira vez em 1803, tendo o autor como solista. Beethoven compôs este concerto numa época angustiante de sua vida, pois acabara de descobrir que estava ficando surdo, e recebera muitas encomendas de trabalho. No “Concerto nº 3”, ele quebrou a forma convencional de oposição entre solista e orquestra, promovendo um verdadeiro diálogo entre ambos.
Pianista - Nelson Neves é paraense e tem uma carreira construída fora do Brasil. Ele possui o grau de Doutor em Artes Musicais, pela Universidade de Nebraska-Lincoln, em piano performance, Mestrado em Música pela Universidade Missouri-Columbia, em piano performance, e é bacharel em Teologia, com ênfase em Música Sacra, pela Faculdade Batista Equatorial. Nelson Atuou em vários concertos pela Europa, Estados Unidos, Brasil e outros países da América do Sul, e venceu inúmeros concursos de piano. Paralelamente à carreira de pianista clássico, como ativo pianista de jazz e band-leader, Nelson Neves tem participado de inúmeros festivais de jazz.
Em janeiro de 2012, ele retornou a Belém, convidado pela Secult, para assumir a direção musical e o posto de maestro da Amazônia Jazz Band. A facilidade com que Nelson Neves transita entre o clássico e o jazz é reconhecida pelo público.
Para o pianista, a execução do Concerto nº 3 é de extrema responsabilidade. “É um concerto que foge da formalidade do classicismo e demanda um esforço do solista, tanto técnica como musicalmente, e é de uma beleza extrema”, ressaltou. “Os temas que o concerto apresenta têm características do romantismo, visto que Beethoven é o pilar desse movimento”, acrescentou.
Serviço: Quinta apresentação do “Ciclo Beethoven”, com a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz e o solista Nelson Neves, sob a regência de Miguel Campos Neto. Quinta-feira (17), às 20h, no Theatro da Paz. Entrada franca.
Comentários