Educação brasileira terá acesso a soluções em 3D na educar 2012
A tecnologia como aliada da educação já é uma tendência no mercado brasileiro. Prova disso, é que no início de abril, o Governo do Estado de São Paulo adotou novas regras que determinam que 40% das aulas na rede pública serão digitais.
A resolução abrange todas as escolas estaduais com turmas do 5º ao 9º ano, incluindo parte das explicações das disciplinas feitas através de vídeos curtos, uso de jogos para dar suporte ao conteúdo, lousas digitais, fornecimento de computadores e tablets, entre outras iniciativas.
Pioneira neste segmento, a 3D Education, distribuidor e representante exclusivo no Brasil da Designmate, empresa indiana com mais de 24 anos de atuação no setor educacional, desperta na
Educar Educador 2012
os sentidos necessários e essenciais para potencializar a aprendizagem de estudantes como ver, ouvir, sentir e aprender, utilizando soluções completas de software (conteúdo) e hardware, com os Objetos de Aprendizagem 3D e Módulo 3D Estereoscópico – Eureka.in.
No evento, que acontece de 16 a 19 de maio, no Centro de Exposições Imigrantes, as instituições de ensino terão a oportunidade de experimentar e discutir sobre o que há de mais moderno em tecnologia de ensino-aprendizagem em 3 dimensões para o Ensino Básico e Superior.
“Estudantes de todo o Brasil irão se sentir mais motivados em aprender e entender assuntos complexos de matemática e ciências em 3 dimensões, como se estivessem assistindo a um filme 3D no cinema”, explica Frank Azulay, diretor da 3D Education.
No estudo conhecido como “Cone de Aprendizagem”, adaptado pelo educador norte-americano Edgar Dale, em 1946, mostrou que após duas semanas retemos 10% do que lemos, 50% do que lemos e vimos e até 90% do que fazemos.
Nesse sentido, a ilustração de leitura e uso de conteúdo em formatos multimídia, com o uso do óculos 3D, transformam as informações, deixando-as mais envolventes e dinâmicas em qualquer ciclo de aprendizagem de um estudante.
“Simples demonstrações e visitas de campo, experiências em laboratórios ou apresentações em Power Point são provas notórias de retenção de atenção de uma plateia ou público. Prender a atenção com sensação de experiência e interação divertida é uma das funções dos objetos de Aprendizagem 3D – Eureka.in, que apresentamos na Educar Educador”, explica Luís Carlos de Carvalho, diretor da 3D Education.
Dentro desse contexto, o Eureka.in conta com mais de 2.500 Objetos de Aprendizagem bilíngue (português/inglês) com vídeos 3D e 3D estereoscópico, textos, imagens, simulações e jogos interativos, laboratórios virtuais, testes, bancos de questões e links de internet para as matérias de matemática, química, física e biologia. São mais de 500 simulações interativas e 250 aplicações 3D Estereoscópicas (vídeos e simulações) distribuídas entre as disciplinas.
O conteúdo curricular foi convertido em animações coloridas e interativas, que falam a linguagem do aluno, criando uma experiência de aprendizado com visual moderno e interativo favorecendo a construção do conhecimento e aumentando índices de qualidade de ensino.
O Eureka.in é a única solução educacional do mundo desenvolvida em 3D Studio Max, ferramenta de animação profissional de alta performance usada por estúdios em Hollywood. Com ótima relação custo/benefício, requer uma infraestrutura simples para instalação e sua utilização é fácil e intuitiva por professores e alunos.
A solução atende à instituições de ensino da educação básica ao ensino superior, passando pela educação de jovens e adultos (EJA) e ensino profissionalizante.
EXPERIÊNCIA VIRTUAL
Com apenas um clique o aluno pode fazer experiências por meio dos objetos nas simulações interativas distribuídas entre as disciplinas de matemática, química, física e biologia.
“Em química, por exemplo, o aluno pode fazer uma mistura de sódio metálico e água no laboratório, que terá como resultado uma explosão virtual, reação química que faz parte de uma aula desta disciplina. O laboratório, a experiência e a explosão são reproduzidos na tela do computador, portanto virtuais, assim se reduz a necessidade de infraestrutura física e tecnológica da instituição de ensino”, ressalta Luís Carlos de Carvalho.
Professores e alunos podem manipular o sistema nervoso do ser humano, seja com uma análise profunda do cérebro e sistema nervoso central até a visualização e manipulação das centenas de terminações nervosas do corpo humano. Já em outra aula, com óculos 3D, o estudante faz uma incursão pelo aparelho digestório humano. Enxerga, com profundidade, estômago e intestinos, além de ouvir explicações sobre o funcionamento desses órgãos, assim como muitos outros assuntos da Anatomia e Fisiologia Humana.
Na Matemática, cujos assuntos nem sempre são de fácil explanação e entendimento, professores e alunos terão uma experiência única nos estudos de Álgebra, Geometria e Geometria Analítica, Trigonometria, Teoria dos Conjuntos, Matrizes, Números Complexos, Estatística, Cálculo, Determinantes, entre outras categorias. O estudo da Física será atrativa e prazerosa, pois os alunos poderão entender em detalhes os assuntos de Mecânica, Física Atômica e Nuclear, Calor e Termodinâmica, Som e Luz, Eletricidade e Magnetismo e Astronomia.
Nesse universo, a 3D Education oferece soluções completas de software (conteúdo) e hardware necessários para a perfeita utilização dos recursos disponibilizados para o corpo docente e estudantes. Representante das melhores marcas em projetores multimídia, micromputadores e servidores com processadores Intel e Óculos 3D, fornece, também, suporte operacional e pedagógico com equipes especializadas na capacitação e formação continuada de professores, alinhamento de conteúdos, instalação e helpdesk.
OBS: Durante o evento o Truck Cinema 5D da 3D Education estará disponível no estande para oferecer aos participantes uma aventura virtual inesquecível!
Ficha Técnica
Educar Educador
De 16 a 19 de maio
Centro de Exposição Imigrantes
Rodovia dos Imigrantes – Km 1,5 – São Paulo/SP
Sobre a 3D Education
A 3D Education é uma empresa nacional, com sede em São Paulo. É distribuidora e representante exclusiva no Brasil da empresa indiana Designmate. A solução Eureka.In é utilizada em mais de cinco mil escolas públicas e privadas em países como Índia, Estados Unidos, Reino Unido, Nova Zelândia, Japão, Cingapura, Malásia, Arábia Saudita, Tailândia, México, Chile e Emirados Árabes Unidos.
Fonte: http://www.portalnovidade.com.br
Fonte: http://www.portalnovidade.com.br
Comentários