“Cristianismo e Europa - Conferencia nos Açores
O Centro de Informação Europe Direct e a Cátedra Jean Monnet da Universidade dos Açores levam a cabo no dia 29 de Maio, no anfiteatro do campus de Angra do Heroísmo, o colóquio:
“Cristianismo e Europa”.
Ao longo do dia pretende-se repensar o lugar do Cristianismo e da Religião nos processos civilizacionais e políticos, mais concretamente, o seu papal no projecto europeu.
A ideia para este debate surgiu a partir da ideia de introduzir uma referência ao cristianismo no preâmbulo do Tratado Constitucional, saída da Convenção sobre o Futuro da Europa.
Com esta ideia como pano de fundo, os organizadores pretendem reflectir sobre a natureza do cristianismo enquanto religião, e o seu contributo na construção do quadro moral e civilizacional, para além do papel que poderá desempenhar na esfera social, politica, regional, nacional e europeia.
Programa
A abertura do colóquio terá a presença de D. António de Sousa Braga, Bispo de Angra, que presidirá à conferência inaugural:
“Cristianismo e Europa"
Pelas 11h00 começa o primeiro painel com as palestras “A Pessoa humana na Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia”intervenção a cargo de Acílio Rocha, professor catedrático da Universidade do Minho e “Cristianismo e Educação” de José Luís Brandão da Luz, professor catedrático da Universidade dos Açores, seguindo-se um espaço de debate.
A partir das 14h30 dá-se início ao painel 2 com a intervenção de António Teixeira Fernandes, docente da Universidade do Porto sobre “Crise Actual da Consciência Europeia”, seguindo-se “Christianitas, Ecclesia e Europa: Unidade e pluralidad” por Carlos Pacheco Amaral da Cátedra Jean Monnet.
A última intervenção deste painel fica a cargo de Alfredo Borba, professor na Universidade dos Açores, que irá falar sobre “ O Cristianismo na Europa”, seguindo-se novo espaço aberto ao debate.
A conferência de encerramento deste colóquio está marcada para as 17h00 sob o tema ” Do espírito. Uma dupla abordagem – filosófica e cristã – no seio de uma Europa «póscristã” pelo filósofo Michel Renaud da Universidade Nova de Lisboa.
Fonte: http://www.auniao.com
Comentários