Judaísmo se destaca pelos altos índices de renda e escolaridade - Por Alessandra Duarte
Tabulações do Censo 2010 feitas pelo GLOBO revelam que, entre os grupos religiosos com ao menos 100 mil adeptos, um se destaca pela alta renda e escolaridade de seus adeptos: o judaísmo.
Neste grupo, mais da metade (62%) dos judeus com mais de 25 anos de idade possuem nível superior completo, o maior percentual entre todas as denominações. A renda média per capita nessa população também é a maior: R$ 4.701.
Para a presidente da Federação Israelita do Rio de Janeiro, Sarita Schaffel, os dados são reflexo da doutrina da religião, que estimula a leitura e tem a aquisição de cultura como um de seus pilares.
- O povo judeu é o povo do livro. Aprendemos ao longo dos anos, com as seguidas perseguições que sofremos, que a cultura é o único elemento que ninguém pode tirar de um povo.
Por isso, a família judaica considera a educação dos filhos uma prioridade - conta Sarita, que acredita que a associação entre renda e religião ainda gera preconceito por parte de grande parte da sociedade - Existem muitos judeus que passam dificuldades, mas somos muito solidários entre nós.
O professor de Sociologia da Religião da PUC-RS Ricardo Mariano considera naturais os dados referentes ao judaísmo mostrados pela pesquisa. Para o especialista, o fato de a religião ser hereditária - só nasce judeu quem é filho de mãe judia - favorece a manutenção de taxas de instrução e renda altas.
Fonte: http://br.noticias.yahoo.com
Comentários