Futuros Possíveis: Arte, Museus e Arquivos Digitais


O Simpósio Internacional

“Futuros Possíveis”

 discutirá temáticas emergentes no campo da preservação do patrimônio artístico e cultural, reunindo especialistas de renome internacional da área de conservação de arte digital e de digitalização de acervos.

Participarão do simpósio especialistas como Christiane Paul (curadora de Novas Mídias do Museu Whitney, de Nova York), Gerfried Stocker (diretor artístico do Ars Electronica, da Áustria), Arianne Vanrell (do Museu Reina Sofia, de Madri) e Rudolf Frieling (ex-curador do ZKM e curador de Novas Mídias do MoMA, de São Francisco).

A coordenação é de Giselle Beiguelman (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP) e Ana Gonçalves Magalhães (Museu de Arte Contemporânea da USP).

A crescente produção artística com meios digitais e eletrônicos demanda procedimentos específicos para a preservação de bens, que, além de efêmeros, implicam novas formas de processamento. O simpósio combina discussões sobre metodologias de preservação e análises de formatos de curadoria de informação.

Outro destaque é a discussão de processos de informatização e digitalização de acervos, problema que vem se tornando cotidiano nos museus.

Mais informações e inscrições: www.fau.usp.br/digitalmemory

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

Por que o Ocidente despreza o Islã