Exposição de Guy Veloso no Pará desconstrói distâncias entre religiões




Em 'Êxtase', fotógrafo mistura imagens de fiéis católicos e umbandistas. Mostra integra o Arte Pará 2012, e fica em cartaz até 11 de dezembro.

O fotógrafo Guy Veloso, convidado do 31º Salão Arte Pará, apresenta individual de 13 fotografias  na Galeria Fidanza, do Museu de Arte Sacra, em cartaz até dia 11 de dezembro. A curadoria é de Paulo Herkenhoff e Armando Queiroz.

"Êxtase" reúne imagens analógicas captadas entre 2009 e 2012, em procissões católicas e também em cultos de matriz africana, como umbanda, candomblé e tambor de minas. Postas lado a lado, o teor das fotografias é indistinto: o que se vê são devotos tomados pela fé. 

“Não usei legendas, então as imagens se misturam, não dá para distinguir o que é retrato de uma religião ou de outra. Elas se encontram na transcendência”, diz o fotógrafo a respeito do seu primeiro trabalho realizado inteiramente em Belém, e a primeira série produzida por Guy após  expor na 29ª Bienal de São Paulo em 2010, uma das maiores mostras de arte do mundo.

“Em 2004 o historiador e fotógrafo Michel Pinho me levou para fotografar um terreiro com a anuência do sacerdote. Desde aquele dia vislumbrei em fazer um estudo com as religiões afrodescendentes, o que poderia ser um dia exibido lado a lado aos tantos outros ritos que já documentava dentro do cristianismo”, diz o fotógrafo.

Sobre o artista

Guy Veloso, artista convidado do Arte Pará 2012, nasceu em Belém, é formado em Direito e tem fotos em acervos de museus e galerias nacionais e internacionais, como a Essex Collection of Art from Latin America, Colchester-Inglaterra; Centro Português de Fotografia, Porto-Portugal; Coleção Joaquim Paiva/MAM-RJ; MAM/SP e Pirelli-MASP.

Serviço:

31 ° Arte Pará apresenta a exposição “Êxtase", de Guy Veloso, em cartaz até 11 de dezembro, de 10 às 18 horas, de terça a domingo, na Galeria Augusto Fidanza - Museu de Arte Sacra, localizado na Praça Frei Caetano Brandão. Entrada franca.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Faleceu patriarca da Igreja Sagrada Espiritual em Angola

Líder da Igreja Sagrada Esperança Universal reitera apelo à paz

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"