“Igreja apoiaria independência” da Catalunha - Por Ricardo Ramos


O bispo auxiliar de Barcelona garantiu ontem que a Igreja "apoiaria a independência da Catalunha" se for esse o desejo da maioria dos catalães. 

As palavras de monsenhor Sebastià Taltavull são uma boa notícia para o movimento separatista, mas ameaçam abrir uma grave crise no seio da Conferência Episcopal Espanhola, que defende a manutenção da união nacional.

"A Igreja catalã estará sempre ao lado do povo", garantiu o bispo à Catalunha Rádio, adiantando que a doutrina social da Igreja "reconhece o direito dos povos à independência". Nesse sentido, e desde que o processo seja "democrático e pacífico", a Igreja catalã "apoiaria a independência", afirmou, acrescentando que a Conferência Episcopal Tarragonesa, que reúne os bispos catalães, concorda com a convocação de um referendo sobre a independência.

No entanto, este apoio explícito da Igreja catalã à independência vai contra a posição oficial da Conferência Episcopal Espanhola, que há menos de duas semanas condenou as "propostas políticas desintegradoras" e garantiu que a nação espanhola "é um bem moral que deve ser preservado". 

O comunicado dos bispos espanhóis apelou ainda ao diálogo "com o objectivo de preservar a união e, ao mesmo tempo, a rica diversidade dos povos de Espanha".

Recorde-se que o presidente do governo regional catalão, Artur Mas, prometeu convocar um referendo sobre a independência se vencer as eleições de 25 de Novembro.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Faleceu patriarca da Igreja Sagrada Espiritual em Angola

Líder da Igreja Sagrada Esperança Universal reitera apelo à paz

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"