Site reúne dados comparativos sobre a educação básica no Brasil – Por Ana Carolina Moreno


A Fundação Lemann e a Merritt, consultoria de informação educacional, lançaram nesta terça-feira (6) o Portal QEdu (www.qedu.org.br), que reúne dados oficiais do governo federal sobre educação básica no Brasil. 

O site tem acesso gratuito e permite ao usuário buscar informações em nível nacional, estadual, municipal e por rede escolar. Atualmente, o QEdu tem todas as informações das edições de 2007 e 2009 da Prova Brasil, realizada a cada dois anos pelo Ministério da Educação, e do Censo Escolar 2010.

Além de trazer o desempenho de cada escola, rede escolar, município e estado, o site incluiu todas as respostas de milhares de questionários respondidos pelos participantes da Prova Brasil, alunos, professores e diretores das escolas.

Colégios particulares também aparecem no sistema de buscas do Qedu, com dados do Censo Escolar, já que a Prova Brasil, atualmente, é aplicada apenas para alunos da rede pública.

Segundo Ricardo Fritsche, co-fundador da Meritt e um dos idealizadores do portal, o objetivo do QEdu é traduzir o volume cada vez maior de dados educacionais produzidos no Brasil em informação que pode ser facilmente acessada e discutida por gestores e pela sociedade. "O QEdu tem mais conhecimento sobre a rede de educação básica de um município que o secretário de educação que vai assumir no ano que vem", disse.

"Ainda que o Brasil tenha muitos dados educacionais disponíveis, eles não são amplamente divulgados ou efetivamente utilizados pelos gestores.", afirma o diretor executivo da Fundação Lemann, Denis Mizne. "O objetivo do QEdu é mudar esse cenário e, com isso, ajudar a melhorar o desempenho dos alunos."

Séries históricas

O próximo passo dos criadores do portal é inserir os dados da Prova Brasil 2011, dados resumidos foram divulgados no segundo semestre pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mas as informações completas devem se tornar públicas ainda neste mês.

No Brasil, apenas 10% dos estudantes no 9º do fundamental tinham em 2009 aprendizado adequado em matemática.

Então, será possível comparar a evolução do Brasil em quesitos como o desempenho de estudantes do 5º e do 9º ano do fundamental em português e matemática, disciplina que serve de exemplo para a baixa qualidade do ensino em boa parte das escolas. 

No Brasil, apenas 10% dos estudantes de escola pública prestes a ingressar no ensino médio em 2009 tinham aprendizado adequado em matemática. A evolução desse quesito entre 2007 e 2009 foi de apenas um ponto percentual, e cinco estados ficaram estagnados.

A meta não oficial do Movimento Todos pela Educação, financiado pela iniciativa privada para defender a educação pública de qualidade no Brasil, é que proporção de alunos que deve aprender o adequado até 2022 seja de 70%.

Além do desempenho dos estudantes, é possível verificar a infraestrutura nas escolas. Centenas de questões respondidas por alunos, professores e diretores mostram, por exemplo, que em 2009 um quarto das escolas públicas não tinha acesso local à internet, nem com uma conexão discada.

Entre as respostas dos professores, chama atenção o fato de que só 33% de quase 160 mil docentes terem afirmado, no questionário da Prova Brasil de 2009, que conseguiram desenvolver mais de 80% do conteúdo curricular na sala de aula. Na sala de um em cada cinco professores, os alunos deixaram de ver pelo menos 40% da matéria esperada durante o ano letivo.

Fonte: http://g1.globo.com



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