Site reúne dados comparativos sobre a educação básica no Brasil – Por Ana Carolina Moreno
A Fundação Lemann e a Merritt,
consultoria de informação educacional, lançaram nesta terça-feira (6) o Portal
QEdu (www.qedu.org.br), que reúne dados oficiais do governo federal sobre
educação básica no Brasil.
O site tem acesso gratuito e permite ao usuário
buscar informações em nível nacional, estadual, municipal e por rede escolar.
Atualmente, o QEdu tem todas as informações das edições de 2007 e 2009 da Prova
Brasil, realizada a cada dois anos pelo Ministério da Educação, e do Censo
Escolar 2010.
Além de trazer o desempenho de
cada escola, rede escolar, município e estado, o site incluiu todas as
respostas de milhares de questionários respondidos pelos participantes da Prova
Brasil, alunos, professores e diretores das escolas.
Colégios particulares também
aparecem no sistema de buscas do Qedu, com dados do Censo Escolar, já que a
Prova Brasil, atualmente, é aplicada apenas para alunos da rede pública.
Segundo Ricardo Fritsche,
co-fundador da Meritt e um dos idealizadores do portal, o objetivo do QEdu é
traduzir o volume cada vez maior de dados educacionais produzidos no Brasil em
informação que pode ser facilmente acessada e discutida por gestores e pela
sociedade. "O QEdu tem mais conhecimento sobre a rede de educação básica
de um município que o secretário de educação que vai assumir no ano que
vem", disse.
"Ainda que o Brasil tenha
muitos dados educacionais disponíveis, eles não são amplamente divulgados ou
efetivamente utilizados pelos gestores.", afirma o diretor executivo da
Fundação Lemann, Denis Mizne. "O objetivo do QEdu é mudar esse cenário e,
com isso, ajudar a melhorar o desempenho dos alunos."
Séries históricas
O próximo passo dos criadores do
portal é inserir os dados da Prova Brasil 2011, dados resumidos foram
divulgados no segundo semestre pelo Instituto Nacional de Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mas as informações completas devem se
tornar públicas ainda neste mês.
No Brasil, apenas 10% dos
estudantes no 9º do fundamental tinham em 2009 aprendizado adequado em
matemática.
Então, será possível comparar a
evolução do Brasil em quesitos como o desempenho de estudantes do 5º e do 9º
ano do fundamental em português e matemática, disciplina que serve de exemplo
para a baixa qualidade do ensino em boa parte das escolas.
No Brasil, apenas
10% dos estudantes de escola pública prestes a ingressar no ensino médio em
2009 tinham aprendizado adequado em matemática. A evolução desse quesito entre
2007 e 2009 foi de apenas um ponto percentual, e cinco estados ficaram
estagnados.
A meta não oficial do Movimento
Todos pela Educação, financiado pela iniciativa privada para defender a
educação pública de qualidade no Brasil, é que proporção de alunos que deve
aprender o adequado até 2022 seja de 70%.
Além do desempenho dos
estudantes, é possível verificar a infraestrutura nas escolas. Centenas de
questões respondidas por alunos, professores e diretores mostram, por exemplo,
que em 2009 um quarto das escolas públicas não tinha acesso local à internet,
nem com uma conexão discada.
Entre as respostas dos
professores, chama atenção o fato de que só 33% de quase 160 mil docentes terem
afirmado, no questionário da Prova Brasil de 2009, que conseguiram desenvolver
mais de 80% do conteúdo curricular na sala de aula. Na sala de um em cada cinco
professores, os alunos deixaram de ver pelo menos 40% da matéria esperada
durante o ano letivo.
Fonte: http://g1.globo.com
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