A importância do cinema na imagem das religiões
Académicos de diversas áreas
discutem de que maneira o cinema muda a imagem que temos das religiões –
simpósio internacional
“Cinema e Religiões”
quinta e sexta-feira no
CES-Lisboa.
Há uma relação entre o espaço
sagrado e o cinema que durante todo o século XX alterou a imagem das religiões.
João Mascarenhas Mateus falará nesta quinta-feira, no simpósio internacional
"Cinema e Religiões", de um desses espaços: o Santuário de Fátima.
“A imagem que temos de Fátima é
feita pela recordação que temos de quando lá estivemos, mas é depois
complementada pelas imagens cinematográficas a que cada indivíduo tem acesso”,
explica o investigador – Espaço Sagrado e Cinema.
Primeiras Imagens Fílmicas do
Santuário de Fátima é a sua comunicação. Continua: “A ideia que temos do que é
um local sagrado, por exemplo o Santuário de Fátima, é-nos dada pelo cinema que
acompanhou a sua evolução e ajudou à consolidação da sua reputação, da sua
força, da sua imagem.”
João Mascarenhas Mateus, do
núcleo de cidades, culturas e arquitectura do Centro de Estudos Socais da
Universidade de Coimbra (CES), é um dos organizadores do simpósio que decorre
nesta quinta e sexta-feira no CES-Lisboa, no Picoas Plaza.
Lembra que na
diversa cinematografia sobre o santuário a posição da câmara de filmar vai
variando à medida que o santuário também aumenta a sua dimensão, até chegar a
posicionar-se em cima do altar. “Por alguma coisa se associou Fátima ao ‘altar
do mundo’”, diz.
Este simpósio, tal como os três
anteriores que já ocorreram ("Cinema e Cosmopolitismo", em 2009,
"Cinema e Cidades", em 2010, e "Cinema e Autor", em 2011),
apresenta os resultados da pesquisa nesta área pelo grupo de investigação
Cinema e Letras – Estudos Transdisciplinares sobre Arte Cinematográfica, da
Universidade de Granada, em Espanha. Este grupo, que analisa as relações do
cinema com outras disciplinas (em particular com a História), foi fundado pelo
historiador Francisco Salvador Ventura, especialista no estudo da imagem da
antiguidade no cinema, e integra investigadores de universidades espanholas.
Além de João Mascarenhas Mateus participam outros académicos portugueses: Jorge
Botelho Moniz, do Observatório Político da Universidade Nova de Lisboa, falará
sobre: O Cinema como Objecto para a Nova Evangelização da Igreja Católica e as
suas colegas Patrícia Oliveira e Teresa Furtado têm uma comunicação intitulada: Da Necessidade de Documentar o Indizível e o Imaginável.
De Espanha chegam comunicações
sobre Satanismo e Heavy Metal, sobre O Conflito entre Religião e Razão em
Medeia de Pasolini ou sobre Religiosidade Popular no Cinema de Almodóvar. Da
Universidade de Paris XI, virá a comunicação: A Sacralidade do Hinduísmo no
Cinema Comercial de Hollywood.
Fonte: http://www.publico.pt
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