Congresso Internacional debate Antropologia e Psicologia na UFMS

Com a participação de jovens acadêmicos da UFMS e representantes de diversos continentes, o multiculturalismo será discutido em debates e apresentações de palestras, no 

1º Congresso Internacional de Antropologia Cultural e Psicologia 

promovido pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O evento abre espaço para a discussão, relatos de experiências e modo de busca do conhecimento do outro, longe das comparações ou julgamentos.

Com início no dia 6 de março, das 18h30 às 21h10, no Anfiteatro do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) da UFMS, a programação será concluída no dia 8. No segundo e terceiro dia, as atividades ocorrerão das 8h às 11h.

Vinculado à disciplina de Antropologia Cultural, oferecida ao Curso de Psicologia, o objetivo é congregar, consolidar e trocar conhecimento sobre cultura, psicologia, direito, educação, religião, metodologias, multiculturalismo e demais áreas afins.

Palestras

Cônsul do Paraguay em Campo Grande, ministro Angel Adrian Gill Lesme (Cultura e Tradição do Povo Paraguay); Carlos Afonso Marcondes Medeiros, presidente do Conselho Regional de Psicologia – 14ª Região-MS (Profissionais de Psicologia e o Fenômeno da Cultura); Ana Luísa Alves Cordeiro, mestra e doutoranda (Onde estão as Deusas? Asherah, a Deusa Proibida, nas linhas e entrelinhas da Bíblia); capelão Edilson Reis (Falando de morte, numa sociedade morta); professor João Pereira dos Santos, Instituto Cultural Americano (A Cultura Americana); mestre Derrel Homer Santee, USA (Espiritualidade Feminina e Estruturas Sociais); professor-doutor José do Nascimento (Multiculturalismo); Binta Seide, Nelson Mucanze, África (Hábitos de Etnias Africanas, Matswas, Ndaus, e Balantas).

Mesa redonda

Ainda durante a programação haverá a apresentação de artigos A Transculturação entre Estados Unidos e Brasil, por Lariane Marques Pereira; Antropologia Cultural: procedimento de identificação, por Wilson José Gonçalves; Falsas Memórias: definição e principais teorias que explicam sua ocorrência, por Daniel Martins; e Processos de Aprendizagem e Avaliação em Educação a Distância, por Ana Rita de Souza Martins.

Durante da realização, haverá momentos culturais de apresentação de música e outras manifestações culturais, debates, exposição de lançamento de livros. O 1º Congresso Internacional de Antropologia Cultural e Psicologia será repetido todos os anos.

Vagas

Com 80 vagas (limitadas) e oferecidas ao público interessado, o Congresso terá certificado de 12 horas e está sob a coordenação do professor-doutor Wilson José Gonçalves. Equipes de acadêmicos do Curso de Psicologia, 1º semestre, participação da coordenação do Congresso.


 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Líder da Igreja Sagrada Esperança Universal reitera apelo à paz

Faleceu patriarca da Igreja Sagrada Espiritual em Angola

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"