Papa visitará favela no Rio e vai a Aparecida em viagem ao Brasil - Por Philip Pullella



O papa Francisco vai visitar uma favela carioca e se reunirá com jovens infratores durante sua primeira viagem internacional, em julho, para participar da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, informou o Vaticano nesta terça-feira.
O recém-eleito papa argentino, que busca fazer da preocupação com os pobres a principal marca do seu pontificado, visitará a favela de Manguinhos (zona norte do Rio) no quarto dia da sua visita ao Brasil, o maior país católico do mundo, entre 22 e 29 de julho.
A favela, a ser visitada em 25 de julho, tem um longo histórico de violência associada ao tráfico de drogas, mas no início deste ano recebeu uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) após uma ocupação policial.
O papa também receberá jovens infratores que serão levados para essa ocasião à residência do arcebispo do Rio.
O principal motivo da visita do papa ao Brasil é participar das celebrações da Jornada Mundial da Juventude, um evento internacional às vezes apelidado de "Woodstock católico", e que acontece a cada dois anos em uma cidade diferente.
Francisco, primeiro papa não europeu em 1.300 anos, chega ao Brasil na tarde de 22 de julho e descansa no dia seguinte para se recuperar da viagem, segundo programação oficial divulgada pelo Vaticano.
No dia 24, ele vai de helicóptero a Aparecida (SP), onde visita a basílica que homenageia a padroeira do Brasil. Na noite desse dia, de volta ao Rio, ele irá a um hospital que atende vítimas da Aids.
A participação do papa nas celebrações da Jornada Mundial da Juventude começa na noite do dia 25, na praia de Copacabana, e terá seu ápice no dia 28 com uma missa campal no bairro de Guaratiba, na zona oeste.
Durante a viagem, ele também vai se reunir com a presidente Dilma Rousseff no Palácio Guanabara, sede do governo estadual do Rio de Janeiro.
Essa deve ser a única viagem do papa ao exterior neste ano. No começo de 2014, Jorge Bergoglio, ex-cardeal de Buenos Aires, deve fazer uma visita ao seu país natal.
Também há planos para que ele visite Assis, terra de São Francisco, religioso que inspirou Bergoglio a assumir o nome de Francisco quando da sua eleição no conclave, em 13 de março.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

Por que o Ocidente despreza o Islã