Igreja em Guarulhos presta homenagem aos negros no país

A Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, localizada em Guarulhos, na Grande São Paulo, é uma das entidades que preza o catolicismo negro no país.

Em sua antiga sede, no centro da cidade, o chão está marcado com uma tinta preta e uma placa de identificação para informar aos moradores que a igreja já esteve instalada ali.

Trazendo o contexto de um catolicismo barroco, templos assim eram  abundantes e exerciam forte influência na cultura brasileira. Essas informações são do historiador e membro do Conselho do Patrimônio Histórico de Guarulhos, Elmi Olmar, 50, que pretende lançar um livro sobre o assunto ainda este ano.

“O objetivo das irmandades eram oferecer aos seus membros um espaço de comunhão, identidade, socorro e alforria. [Eram] meios de protesto contra abusos senhoriais, festas e rituais fúnebres”, conta Olmar.

Foi no fim da década de 1920 que a Rua Dom Pedro II, na região central da cidade, perdeu a igreja. No começo do ano de 1930, o novo templo foi construído na esquina das Ruas Sete de Setembro com a João Golçalves, continuando por lá até hoje.

Contudo, na época, o nome do templo foi alterado para Igreja Nossa Senhora do Rosário, segundo determinação de um concílio formado por autoridades eclesiásticas da época.

“[Eles tinham] o objetivo de discutir e deliberar sobre questões pastorais, de doutrina, fé e costumes do Vaticano I, [mas] não permitiam o catolicismo negro”, explica Olmar.


Hoje, o nome do templo voltou a ser o que era antes como forma de arrependimento da igreja pela injustiça que cometeu aos negros no Brasil.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Faleceu patriarca da Igreja Sagrada Espiritual em Angola

Líder da Igreja Sagrada Esperança Universal reitera apelo à paz

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"