Círio de Nazaré é declarado Patrimônio Cultural da Humanidade

Inclusão do Círio na lista da Unesco foi aprovada na quarta (04/12). Festa religiosa é realizada há 220 anos.

O Círio de Nazaré foi incluído, na quarta-feira (04/12), na lista de Patrimônio Cultural da Humanidade, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A inclusão foi aprovada durante a Oitava Reunião Anual do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Imaterial, realizada durante esta semana na cidade de Baku, no Azerbaijão.

Segundo a Unesco, com a inclusão do Círio, o Brasil passa a ter quatro bens imateriais inscritos: o Samba de Roda do Recôncavo Baiano, a Arte Kusiwa, Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajãpi, e o Frevo. Durante a reunião, também será feito um balanço dos dez anos da Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, que desempenha papel crucial na promoção da diversidade cultural em todo o mundo.

Repercussão

A cantora Fafá de Belém, devota da Virgem Maria, usou suas redes sociais para comentar a declaração do Círio como Patrimômio Cultural. "A Unesco acaba de reconhecer a fé de nosso povo! Viva a mãe do povo do Pará, viva!", declarou. Para comemorar, a cantora também divulgou um clipe inédito com a música "Nossa Senhora".

Em Belém, a estilista Helma Garcia disse estar muito feliz com a decisão, e que este título é muito forte para os paraenses. "Achei muito bom, porque realmente acredito que o Círio seja a maior manifestaçãoo religiosa do mundo. E o Pará está sendo reconhecido agora também por causa do Círio, porque isso não tem em outro lugar. Quando nos perguntam o que é, a gente não sabe explicar. Tem que vir, ver e participar; e mesmo indo muitos anos, como eu, não tenho palavras para explicar o sentimento que o Círio traz. Fico muito feliz, e acho que o Pará é muito merecedor deste título", afirmou.

Em 2013

O Círio de Nazaré é uma das maiores manifestações religiosas do mundo. A grande procissão da festividade é realizada sempre no segundo domingo do mês de outubro. Em 2013, a principal romaria reuniu 2 milhões e 100 mil devotos da Virgem Maria.

Segundo a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), o Círio de Nazaré é o principal evento turístico do Pará, e atrai o maior quantitativo de visitantes.

Em 2013, Belém recebeu 78 mil visitantes de outros estados, principalmente do Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Maranhão (MA). Deste total, 4 mil turistas são de outros países.

Tradição

A procissão do Círio de Nazaré é realizada em Belém do Pará há 221 anos, desde o ano de 1793, segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A grande romaria é realizada no segundo domingo de outubro, mas a Quadra Nazarena, como é chamado o período que reúne as comemorações relacionadas à festividade, começa no mês de agosto e vai até duas semanas após o Círio.

A festividade é centrada na devoção à Nossa Senhora de Nazaré. Segundo a tradição popular, a imagem da Virgem Maria teria sido encontrada pelo pescador Plácido há mais de 200 anos, no mesmo local onde atualmente está a Basílica de Nazaré.

De acordo com o Iphan, a festividade do Círio é considerada uma das maiores concentrações religiosas do mundo, e foi o primeiro bem cultural inscrito pelo Instituto no Livro de Registro das Celebrações como Patrimônio Cultural do Brasil.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Faleceu patriarca da Igreja Sagrada Espiritual em Angola

Líder da Igreja Sagrada Esperança Universal reitera apelo à paz

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"