Religião tem «legitimidade» para atuar no espaço público/Portugal

O diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC), padre Tolentino Mendonça, disse à Agência ECCLESIA que as religiões têm “legitimidade” para se afirmarem como protagonistas no atual “espaço público”.

“A religião precisa de ser olhada como um parceiro, com toda a legitimidade, a atuar no espaço público, percebendo que o papel das religiões no interior de uma cultura é a promoção da paz, a aproximação entre pessoas e a construção de um conjunto de valores civilizacionais e espirituais”, declarou o sacerdote, à margem do colóquio ‘Do Édito de Milão à atualidade: A Religião no espaço público’, que decorreu esta terça-feira na Universidade Católica Portuguesa (UCP).

A iniciativa foi organizada pela Sociedade Científica da UCP e o SNPC no 17.º centenário da publicação do Édito de Milão, que concedeu liberdade religiosa aos cristãos no Império Romano.

Segundo Tolentino Mendonça, a separação entre poderes “é um enorme benefício” para as sociedades democráticas e é possível haver “um encontro” na “singularidade de cada um dos vetores”.

O padre João Seabra, diretor do Instituto Superior de Direito Canónico da UCP, disse à Agência ECCLESIA que “a razão política se deve deixar interpelar pela razão religiosa”.

“Se o discurso religioso for excluído da formação da vontade coletiva, é evidente que isso é um empobrecimento para o debate político”, destacou o especialista, para quem é necessário também evitar a “rigidez, o fechar da Igreja num espaço próprio alheio à vida social”.

Para o sacerdote, a presença da Igreja recorda os “valores fundamentais da própria experiência humana” e uma história de “atenção ao outro”, fruto da sua experiência milenar, que trazem um “suplemento de ideal” ao agir político.

O padre João Seabra é autor da obra ‘O Estado e a Igreja em Portugal no início do séc. XX - A Lei da Separação de 1911’, o mesmo tema da tese de doutoramento que apresentou na Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Urbaniana, em Roma.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Faleceu patriarca da Igreja Sagrada Espiritual em Angola

Líder da Igreja Sagrada Esperança Universal reitera apelo à paz

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"