Clio, Cinema e Religião

The City of Angels


A História, a Arte, o Cinema e a Religião tem um diálogo fecundo e produtivo. Seria praticamente impossível elencar todos os filmes (artísticos ou históricos) que tem a Religião como sua fonte de inspiração. Apresentamos aqui uma lista que, embora muito resumida, dá uma idéia desse diálogo criativo e instigante:



O Príncipe do Egito

Brenda Chapman, 1998


Obra-prima do desenho animado, é de longe a melhor interpretação da história (numa versão diferente da Bíblia) de Moisés - condutor de povos e raças que está nas escrituras das três grandes religiões: Judaísmo, Cristianismo e Islamismo. Ao assisti-lo, observe como Deus fala, com voz feminina e masculina (Deus Pai-Mãe), “EU SOU O QUE SOU”. Observe o papel de Mirian como energia feminina sustentadora da missão do irmão Moisés desde a infância. Na trilha sonora ganhadora do Oscar, merece destaque o canto em hebraico do salmo Ashira Adonai, interpretado por crianças e depois por um coral sinfônico: simplesmente lindo, alegre e grandioso. A história de Moisés retrata o peso do confronto com uma missão tão árdua, seguida pela resignação, a entrega e, no final, o triunfo. (cristianismo sincrético).


O Senhor dos Anéis - A Sociedade dos Anéis


Peter Jackson, 2001


Baseado na novela de John R. R. Tolkien, o filme é um épico sobre a batalha entre Luz e Sombra travada em torno de um anel, símbolo de poder das trevas. Depois de séculos adormecido no leito de um rio, o anel é achado, o que dá início a uma longa disputa por sua posse. Retratando um cativante universo mágico, onde convivem seres de raças distintas, o filme mostra como o mal é sedutor e capaz de corromper. (Sincretismo e simbolismo cristão)

Harry Potter e a Pedra Filosofal


Chris Columbus, 2001


O filme resgata o universo mágico e simbólico das crianças a partir de uma linguagem mística e religiosa de bruxas e bruxos. detalhe para a Pedra Filosofal, que é representada por um rubi, a cor do Raio da devoção, da adoração a Deus e do amor elevado. (sincretismo religioso).


À Espera de um Milagre (Green Mile)


Frank Darabont, 1999


Sentenciado à morte pelo assassinato de duas crianças, um homem negro de dois metros de altura (vivido por Michael C. Duncan) é recebido com apreensão numa prisão americana. Logo, ele começa a manifestar incríveis fenômenos de transmutação e os carcereiros descobrem que é não apenas um iluminado, mas também inocente do crime. O filme faz uma crítica penetrante ao preconceito e ao falível senso de justiça humanos - fraquezas que, inúmeras vezes, levaram o homem a matar os santos que se ofereceram para a sua redenção. (espiritualismo e influências de religiões Afro-Americanas)


Guerra nas Estrelas (Star Wars)


George Lucas, 1977


Com o recente relançamento da trilogia Star Wars em vídeo e DVD, da qual este é o primeiro episódio, ficou mais fácil rever a inspirada ficção de George Lucas sobre a guerra entre Luz e Sombra em nosso Universo. Star Wars pode ser visto como uma interessante metáfora da rebelião de Lúcifer, da atuação da Confederação Intergaláctica e da iniciação à Luz. (sincretismo religioso).


Amor Além da Vida (What Dreams May Come)


Vincent Ward, 1998


Depois de perder os dois filhos num acidente, o protagonista (Robin Williams) também morre e, no plano astral, experimenta toda beleza e liberdade que ele acreditava existir além da morte física. Já a sua esposa, que se mata logo depois, passa a vivenciar o tormento consciencial do vale dos suicidas. Este belíssimo filme mostra com muita propriedade a crença da natureza moldável do plano astral e como a realidade de cada um é determinada pelo seu estado de consciência (nas religiões espiritualistas).


Joana D'Arc (The Messenger: The History of Joan of Arc)


Luc Besson, 1999


Superprodução que reconta a história da jovem Joanna (vivida por Milla Jovovich), a camponesa de 13 anos que, ouvindo ao chamado de Deus, liderou o exército francês na derrota contra a Inglaterra na Guerra dos 100 Anos (Séculos 14 e 15). Mostra as dificuldades da emissária da Hoste de Miguel com as armadilhas do ego humano e dá um exemplo impressionante de fé e entrega incondicional a Deus (religião católica).

O Sexto Sentido (The Sixth Sense)


M. Night Shyamalan, 1999


Um psiquiatra acompanha o caso de um menino sensitivo e ajuda-o a lidar com a vidência de espíritos desencarnados. Mesmo que você já saiba qual é o final do filme, vale a pena revê-lo e prestar atenção aos detalhes (religiões espiritualistas).

O Corpo (The Body)


James McCord, 2000


Em Jerusalém, descobre-se o corpo de um homem que morreu em época e condições semelhantes às de Jesus. Enviado pelo Vaticano para investigar o caso, um padre (Antônio Banderas) questiona suas crenças ao constatar supostas evidências de que o corpo pertenceu a Cristo. O filme toca em assuntos delicados como fé, dogmas e poder (conflito entre o cristianismo e a ciência).


Stigmata


Rupert Wainwright, 1999


Um padre do Vaticano é designado para investigar a veracidade dos estigmas (as chagas de Cristo) numa jovem mulher (Patricia Arquete). O filme mostra como a sociedade cristã ocidental e a Igreja Católica nada compreenderam da mensagem de Jesus (sincretismo religioso: catolicismo e espiritualismo).


A Última Tentação de Cristo (The Last Temptation of Christ)


Martin Scorsee, 1988


Filme polêmico, baseado em livro homônimo, dá uma versão para paixão de Jesus Cristo em que Ele se vê psicologicamente martirizado ao deparar-se com a grandeza de sua missão cósmica. Ao criar uma visão mais humana de Jesus, Scorsese quer polemizar entre a dualidade de todo ser humano e sua batalha interior refletida na imagem literária de Jesus. (embates do cristianismo com os conflitos da humanidade).


Irmão Sol, Irmã Lua (Fratello Sole, Sorella Luna)


Franco Zefirelli, 1972


Retrata a história de São Francisco de Assis (uma encarnação de Mestre Kuthumi) e sua chama-gêmea, Santa Clara (Mestra Coelyashana). A fé, o culto ao sagrado por meio da natureza e o amor incondicional dos personagens são mostrados em forma sensível e comovente, contrapondo-se à postura obscura e materialista que a humanidade adotou na Idade Média. (Catolicismo).


Jesus de Nazareth (Jesus of Nazareth)


Franco Zefirelli, 1977


O que torna essa versão especial, entre as incontáveis já filmadas sobre a vida de Jesus (vivido por Robert Powell), é a direção de Zefirelli. O filme reconta a história de Jesus tal como é descrita nos Evangelhos, com uma primorosa reconstituição de época. (cristianismo)


A Sétima Profecia (The Seventh Sign)


Carl Schultz, 1988


O tema do filme são as sete profecias finais do Apocalipse, em particular a sétima, que vaticina o nascimento de uma criança sem alma como o marco do final dos tempos. As trevas tentam dominar a mãe do bebê (Demi Moore) para que ele nasça e a profecia se cumpra, mas um gesto extremo de amor salva a humanidade. O filme faz refletir sobre os momentos difíceis que atravessamos, inconscientes dos processos cósmicos que detonamos com nosso modo de vida desequilibrado. (catolicismo e sincretismo).

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