Diálogo Católico-Muçulmano: A Contribuição das Religiões para o Bem Comum

Responsável pelo Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-Religioso e chefe da Comunidade Islâmica da Bósnia, Mustafa Ceric
Concluiu-se nesta quarta-feira (20/05) em Amã, na Jordânia, o primeiro colóquio entre o Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, conduzido pelo presidente do organismo vaticano, Cardeal Jean-Louis Tauran, e o Instituto Real para os Estudos entre os Credos, conduzido pelo seu diretor, o embaixador jordaniano Hasan Abu Nimah. Segundo refere um comunicado final, durante o encontro, dedicado ao tema "Religião e sociedade civil", ambas as partes ressaltaram que "as religiões têm um papel específico a desempenhar na sociedade civil", oferecendo a sua contribuição para o bem comum, transcendendo "interesses políticos e busca do poder". Os participantes ressaltaram "a importância de educar os jovens para os valores do respeito recíproco e da cultura do diálogo, para a rejeição à violência, de modo a promover a convivência pacífica". Ademais, ambas as partes reiteraram "a importância da democracia e do Estado de direito", no respeito pelos "direitos humanos fundamentais, em particular, da liberdade e da justiça", do reconhecimento das minorias étnicas, das diversidades culturais e religiosas, e da igualdade entre os cidadãos. Em seguida, foi ressaltado "o papel que as religiões podem desempenhar ao reforçar a participação e a coesão social, dando o seu apoio específico para a construção de uma sociedade estável e próspera, baseada no princípio de subsidiariedade". Por fim, foi decidido que o próximo colóquio terá lugar em Roma, daqui a dois anos, o qual será precedido de uma reunião preparatória em que serão definidos o tema e a modalidade da realização do encontro. Na sessão pública, realizada ao término do colóquio, o Cardeal Tauran e o príncipe El Hassan bin-Talal agradeceram aos participantes por sua contribuição durante o encontro.

Fonte: http://www.oecumene.radiovaticana.org




Comentários

Judô e Poesia disse…
Talvez o diálogo entre as religiões seja a chave para a cessação de vários conflitos em todo o mundo. Muitos dos quais de matriz religiosa. Muito bom este blog. Abraços. Domingos.

Postagens mais visitadas deste blog

Faleceu patriarca da Igreja Sagrada Espiritual em Angola

Líder da Igreja Sagrada Esperança Universal reitera apelo à paz

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"