4º Seminário Científico Internacional de Teoria Política do Socialismo
4º Seminário Científico Internacional de Teoria Política do Socialismo
Tema:
“Antonio Gramsci: As periferias e os subalternos”
será realizado entre os dias 15 e 18 de agosto, na Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Marília (SP).
“Ideologias subalternas” será o tema debatido por Marcos Del Roio, da Unesp, Edmundo Fernandes Dias, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e Massimo Modonesi, da Universidade Nacional Autônoma do México (Unam).
Virginia Fontes, da Universidade Federal Fluminense (UFF), Jorge Luis Acanda, da Universidade de Havana (Cuba), e Andrea Catone, da Universidade de Bari (Itália), debaterão o tema “Imperialismo e hegemonia".
Álvaro Bianchi (Unicamp), Rita Médici, da Universidade de Bolonha (Itália), e Adam Morton, da Universidade de Nottingham (Inglaterra), falarão sobre o tema: “Revolução passiva e periferia”.
“Cesarismo periférico” será o tema discutido por Lincoln Secco, da Universidade de São Paulo (USP), Carlos Nelson Coutinho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Fortunato Cacciatore, da Universidade de Calábira (Itália).
O tema: “Cultura e lingüística” será debatido por Anita Helena Schlesener, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Lea Durante, da Universidade de Bari (Italia), e Peter Mayo da Universidade de Malta (Malta).
“Grupos sociais subalternos” será o tema de Rosemary Dore, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Isabel Monal, da Universidade de Havana (Cuba), e Guido Liguori, da Universidade da Calábria (Itália).
O minicurso: “Gramsci e as esquerdas na América Latina” será apresentado por Raul Burgos, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Mais informações: www.marilia.unesp.br
Fonte: http://agencia.fapesp.br
Comentários