Unirio inaugura 1º doutorado em museologia da América Latina



O primeiro doutorado em museologia e patrimônio da América Latina terá sua aula inaugural realizada hoje, segunda-feira (15/08) no Mast (Museu de Astronomia e Ciências Afins), em São Cristóvão, na zona norte do Rio.

O início do curso faz parte da programação de um seminário internacional que comemora os cinco anos do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio, criado em 2006 pelo Mast em parceria com a Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio).

A aula inaugural foi ministrada pelo presidente do Conselho Internacional de Museus (Icom), Hans-Martin Hinz, e teve tradução simultânea.

O seminário vai até quarta-feira (17/08), com palestras, mesas-redondas e debates. No encerramento, pesquisadores em museologia e patrimônio apresentam os resultados de seus trabalhos e mostram um panorama das duas áreas na América Latina.

De acordo com o coordenador do programa, Marcus Granato, os cursos oferecidos seguem a tradição da Escola de Museologia, oriunda do Museu Nacional e hoje uma unidade da Unirio. "Com o mestrado e agora o doutorado, teremos um fluxo de 30 alunos formados por ano, atendendo a uma demanda crescente do mercado", disse.

Granato informou que não existe mão de obra disponível entre as pessoas formadas pelo programa de pós-graduação. Neste mês de agosto, está sendo aberto mais um processo seletivo, tanto para o mestrado quanto para o doutorado, para as turmas que iniciarão os cursos em 2012.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Faleceu patriarca da Igreja Sagrada Espiritual em Angola

Líder da Igreja Sagrada Esperança Universal reitera apelo à paz

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"