Fundação católica lança 'Aleteia', a rede social cristã
A Fundação para a Evangelização
através da Mídia (FEM) apresentou nesta quinta-feira em Roma a rede social
católica ''Aleteia'' (''a verdade'', em grego), com o objetivo de ampliar o
diálogo entre cristãos, seguidores de todas as religiões e não crentes, disse
seu presidente, Jesús Colina.
O espanhol explicou que
atualmente 2 bilhões de pessoas estão conectados à internet e que, a cada mês,
cerca de 55 milhões de buscas no Google se referem a Deus, 25 milhões a Jesus,
37 milhões à Igreja e 17 milhões à palavra ''amor''.
''Para oferecer respostas
profundas a esses temas, nasce a ''Aleteia'', a rede social para que os
buscadores da verdade possam compartilhar e dialogar sobre temas relativos a
fé, vida e sociedade'', definiu.
Colina descreveu que a
''Aleteia'' oferecerá as melhores publicações de instituições e veículos de
comunicação católicos de todo o mundo, e que a rede foi criada ''como
resposta'' à demanda de Bento XVI para uma nova evangelização no mundo digital.
O diretor da ''Aleteia'' disse
que não é um ''Facebook católico'' e também não pertence ao Vaticano, embora
tenha reconhecido que contam com o patrocínio dos Conselhos Pontifícios para as
Comunicações Sociais e para a Promoção da Nova Evangelização.
Até o momento, a rede já conta
com mais de 1.040 membros, como sites de internet, rádios e televisões
católicas de todo o mundo.
Jesús Colina acrescentou que a
rede ainda oferece a todos esses sites uma série de serviços que vão desde a
criação de conteúdos até a possibilidade de obter benefícios econômicos.
''Trata-se - ressaltou - de uma
ocasião formidável para a Igreja ampliar o diálogo com católicos, cristãos,
seguidores de todas as religiões e também não crentes, já que a ''Aleteia''
oferece recursos a todos os buscadores da verdade''.
O serviço está sendo lançado em
seis idiomas: português, espanhol, italiano, árabe, inglês e português. A rede está sendo coordenada por
uma equipe de 45 pessoas espalhadas por todo o mundo, entre redatores,
tradutores e especialistas, e as sedes operativas ficam em Roma, Washington e
Paris.
Colina destacou que a linha
editorial será a da ''objetividade'' e que a imprensa ''marrom'' não terá vez
na rede. Paralelamente à ''Aleteia'' foi
criada a ''AdEthic'', que reunirá publicidade específica destinada a sites
católicos.
A ''Aleteia'' conta com um comitê
editorial formado, entre outros, por Rafael Navarro Valls, catedrático da
Faculdade de Direito da Universidade Complutense de Madri, e Jaime Septien,
diretor do jornal católico mexicano ''El Observador en línea''.
Fonte: http://exame.abril.com.br
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