10 mil fiéis lotam Igreja da Aparecida – Por Sidney Navas



A Primeira missa foi celebrada às 5 horas. Até o final do dia, aproximadamente 10 mil fiéis passaram pela Igreja.

Fé e muita disposição. Nem mesmo a chuva de sexta-feira (12) foi suficiente para desanimar os fiéis que participaram das missas em louvor à Padroeira do Brasil na Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida em Rio Claro. A alvorada festiva e a primeira missa ocorreram às 5 horas. 

Logo depois, às 06h30, aconteceu mais uma celebração seguida de procissão. As celebrações seguiram durante todo o dia e a última missa com a coroação Nossa Aparecida foi realizada às 19h30. 

Cada missa reuniu cerca de mil pessoas. Os fiéis também visitaram as barracas típicas da quermesse, que se estende até o próximo dia 21. José Alves de Faria, muito conhecido na paróquia como padre Pedroso, fala que a cada ano que passa aumenta a devoção das pessoas.

“A fé aumenta cada vez mais. É uma devoção muito forte e Maria resiste ao tempo”, explica Pedroso. Ao contrário do que se pensa, as novas gerações não abandonaram os costumes e, portanto, é comum encontrar os jovens nas celebrações. “Maria é modelo a ser seguido pela juventude. A mãe de Jesus é mais um ídolo e referência ontem, hoje e sempre”, comenta. 

Os pedaços de bolos eram vendidos a R$ 15,00 cada. Foram preparadas cerca de duas toneladas da guloseima e o que sobrar seria levado aos asilos e casas de caridade da região.

POLÍTICA E MARIA

Em época de eleição, nada melhor do que se aproximar do eleitorado, não importado onde ele esteja. Prova disso é que no dia de Nossa Senhora Aparecida os candidatos que disputam o segundo turno da eleição paulistana incluíram em suas agendas participações em missas em homenagem à padroeira. 

Envolvidos em um pleito municipal, Fernando Haddad (PT) e José Serra (PSDB) não percorreram os 180 km até o Santuário Nacional de Aparecida, no Vale do Paraíba, mas foram a celebrações na capital paulista. 

Ao lado da família e do novo aliado Gabriel Chalita (PMDB), Haddad assistiu pela manhã à missa celebrada pelo padre Rosalvino Morán Viñayo, na paróquia de Nossa Senhora Aparecida, em Itaquera. “É uma questão de respeito à religião popular”, diz o deputado estadual Simão Pedro (PT-SP), um dos coordenadores da campanha petista, para justificar a visita. O compromisso foi divulgado na agenda pública do candidato, que é cristão ortodoxo.

Simão Pedro ressaltou que o padre Rosalvino é amigo de Haddad e comanda um projeto social que oferece cursos profissionalizantes.

O candidato José Serra também programou visitar uma missa, mas até o início da noite de quinta-feira (11) não havia a confirmação de qual seria a celebração escolhida. Em 2010, quando disputou a Presidência da República, ele foi ao Santuário de Aparecida em meio à polêmica envolvendo a opinião da então candidata Dilma Rousseff sobre o aborto. Na ocasião, houve distribuição de panfletos recomendando que fiéis contrários ao aborto não votassem no PT.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Faleceu patriarca da Igreja Sagrada Espiritual em Angola

Líder da Igreja Sagrada Esperança Universal reitera apelo à paz

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"