Acervo do Arquivo Público pode ser visto em duas exposições


Duas exposições fotográficas que utilizam material do acervo do Arquivo Público do Estado de São Paulo entraram em cartaz no mês de novembro, na capital paulista. 

Um olhar sobre o Brasil: a fotografia na construção da imagem da nação está no Instituto Tomie Ohtake e tem curadoria do historiador Boris Kossoy. A mostra apresenta mais de 400 imagens - vindas de diferentes coleções privadas e acervos públicos - que narram 170 anos da história do Brasil (1833-2003). Entre as fotografias selecionadas para o projeto está o Álbum da Escola Normal (original) e reproduções digitais de fotografias do Fundo Última Hora.

Para a exposição A origem do fotojornalismo no Brasil: um olhar sobre "O Cruzeiro", em cartaz no Instituto Moreira Salles, o Arquivo Público cedeu arquivos digitais de reproduções de fotografias de Jean Manzon (com autorização do CERPAR, detentor dos direitos autorais do artista), que pertencem ao Fundo do jornal Última Hora. Na exposição, os visitantes podem ver outras fotografias e matérias que narram a trajetória do Cruzeiro, principal revista ilustrada do século XX, que jogou um papel decisivo do fotojornalismo no Brasil.

Serviço:

Um olhar sobre o Brasil: a fotografia na construção da imagem da nação. 

Até 27 de janeiro de 2013. De terça a domingo, das 11h às 20h, no Instituto Tomie Ohtake, à Av. Brigadeiro Faria Lima, 201 (acesso pela R. Coropés - Pinheiros - São Paulo).Tel.: (11) 2245 - 1900. Entrada gratuita.

A origem do fotojornalismo no Brasil: um olhar sobre "O Cruzeiro". 

Até 31 de março de 2013. De terça a sexta-feira, das 13h às 19h, no Instituto Moreira Salles, à Rua Piauí, 844, 1º andar, Higienópolis. Tel.: (11) 3825-2560. Entrada gratuita.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

Por que o Ocidente despreza o Islã