Maioria propõe ao Governo que Turismo Religioso seja um dos «produtos estratégicos» do setor em Portugal
Deputados do PSD e do CDS/PP,
partidos da maioria parlamentar, propuseram ao Governo que o Turismo Religioso
seja considerado “um dos produtos estratégicos” a incluir no plano nacional
para o setor.
O Projeto de Resolução, enviado à
Agência ECCLESIA, sublinha que o Turismo Religioso, que corresponde a 10% do
total em Portugal, “deverá consolidar-se como um fator gerador de riqueza” para
o país.
“Os últimos dados disponíveis
dizem-nos que 3/4 do património material e imaterial português se calcula ser
religioso, entre igrejas, mosteiros, sinagogas, arte sacra”, realçam os 33
signatários.
O “afluxo de cerca de 5 milhões
de visitantes por ano, por exemplo, em Fátima”, justifica a inclusão no Plano
Estratégico Nacional do Turismo (PENT), no âmbito da sua revisão, prevista para
2015.
Destinos como o Bom Jesus de
Braga, Sameiro, São Gonçalo de Amarante, Nossa Senhora da Lapa e São Bento da
Porta Aberta “poderão atrair cerca de um milhão de visitantes anuais”, refere o
documento, acrescentando que o Santuário da Nossa Senhora da Penha, em
Guimarães, “regista igualmente um número significativo de visitantes”.
Os deputados destacam “o efeito
positivo” de Compostela, em Espanha: “A seguir ao chamado Caminho Francês de
Santiago, é o Caminho Português Central de Santiago, com mais de 30 mil
peregrinos anuais, que mais pessoas atrai”.
O percurso português terá
atualmente “cerca de 13% do volume global de peregrinos” ao santuário da
Galiza, pelo que, de acordo com o texto, também tem potencial de exploração
turística.
“Portugal não pode ficar à
margem” do Turismo Religioso a nível mundial quando há “posicionamentos claros”
de locais como Santiago de Compostela, Lourdes, Roma, Terra Santa e Meca,
“símbolos e expoentes máximos de religiões e países, que o turismo tem sabido galvanizar”,
aponta o Projeto de Resolução n.º 620/XII.
A Igreja Católica vai participar
na BTL - Feira Internacional de Turismo, que decorre em Lisboa entre
quarta-feira e domingo.
O espaço inclui folhetos e
publicações, bem como um filme de apresentação das entidades presentes na
exposição, a Obra Nacional da Pastoral do Turismo, o Secretariado Nacional para
os Bens Culturais da Igreja, alguns santuários, como o de Fátima, e o
Comissariado da Terra Santa em Portugal.
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