Brasileiros buscam mais pós-gradução nos EUA
A procura por cursos de pós-graduação nos Estados
Unidos por estudantes de outros países aumentou apenas 1% em 2013. Nos
anos anteriores, o crescimento foi muito superior: 9% em 2012 e 11% em
2011.
De acordo com o Council of Graduate Schools
(CGS), o principal motivo da queda foi o menor número de submissões de
propostas por parte de estudantes chineses. Apesar disso, o relatório destaca o
aumento na procura por parte de estudantes de dois países: Brasil e Índia.
Os dados estão no relatório: Findings from the
2013 CGS International Graduate Admissions Survey – Phase I: Applications,
que acaba de ser divulgado.
O CGS é uma organização de mais de 500
instituições de ensino superior nos Estados Unidos e no Canadá que oferecem
cursos de pós-graduação, pesquisa e preparação de candidatos para níveis mais
avançados de estudo. As instituições que compõem o levantamento são
responsáveis por 92% dos doutorados e 81% dos mestrados oferecidos nos Estados
Unidos.
O aumento de apenas 1% em 2013 na procura pela
pós-graduação em instituições norte-americanas, o mais baixo desde que o CGS
começou a fazer o levantamento, em 2004, só não foi menor por causa da maior
procura especialmente por estudantes da Índia, demanda que aumentou 20% em
relação a 2012.
De acordo com o CGS, estudantes chineses
constituem cerca de um terço de todos os alunos de graduação estrangeiros nos
Estados Unidos e seu elevado número “ajudou a mitigar declínios recentes nas
matrículas de estudantes de pós-graduação em instituições” baseadas no país.
Mas o relatório apontou uma queda de 5% nas submissões por parte de chineses.
O levantamento inclui dados de todas as
submissões de propostas de pós-graduação nas instituições participantes e
informações detalhadas de sete países, China, Índia, Coreia do Sul, Taiwan,
Canadá, México e Brasil e de três regiões: Europa, Oriente Médio e África. Os
sete países e as três regiões representam 86% de todos os estudantes
estrangeiros que buscam cursos de pós-graduação nos Estados Unidos.
O relatório destaca o aumento na procura dos
cursos de pós-graduação por brasileiros. Em 2012, já havia sido registrada uma
elevação de 9% nas submissões de propostas por parte de estudantes do Brasil em
relação ao ano anterior. Em 2013, o aumento foi de 24%, de longe o maior entre
os sete países analisados. Canadá, México, Coreia do Sul, Taiwan e Europa
apresentaram queda.
“A diminuição geral no aumento das submissões
internacionais exige atenção especial dos responsáveis pelas políticas em educação,
bem como das universidades. Enquanto os crescimentos da Índia e do Brasil são
encorajadores, a queda nas submissões da China precisa ser observada com
cuidado. Não podemos manter obstáculos na pós-graduação para estudantes
estrangeiros, especialmente quando outros países estão derrubando suas
barreiras e atraindo estudantes altamente qualificados”, disse Debra W.
Stewart, presidente do CGS.
Apesar de mais estudantes brasileiros tentarem
fazer a pós-graduação em instituições nos Estados Unidos, o total ainda é
pequeno. Segundo o relatório, no ano acadêmico 2011-2012, 29% dos estudantes
estrangeiros matriculados na pós-graduação em instituções no país eram chineses
e 20%, indianos. O Brasil respondeu por 1% do total.
O relatório está disponível em:
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