Ministro de louvor pesquisa a relação e contribuição da música para o desenvolvimento espiritual - Por Giana Guterres


Jetro Meira de Oliveira, ministro de louvor em diversas congregações e pós-doutorando do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp), está fazendo um estudo inovador buscando a influência da música nas liturgias religiosas e na dimensão espiritual do ser humano. O estudo deve ser concluído em 2014.

Jason Upton filho adotivo de pais cristãos e conhecido por sua adoração profética com letras profundas afirmou ter cantado com um anjo. Ele explicou a história em entrevista coletiva na Conferência Livres 2011, em que se apresentou no mês de maio.

O projeto é intitulado: ‘Rituais de equilíbrio e desenvolvimento: práticas musicais litúrgicas islâmicas, judaicas e cristãs’, e tem a orientação do professor Paulo Castagna. A análise busca estudar como a música pode contribuir para o desenvolvimento da dimensão espiritual.

A pesquisa tem o objetivo de identificar a forma como diferentes pessoas, de diferentes idades e credos se relacionam com a música. O foco da abordagem é contexto de funções litúrgicas islâmicas, judaicas e cristãs.

“Entre os objetivos, estão levantar quais são os valores, necessidades e experiências que as pessoas esperam que a música contemple na sua prática religiosa, distinguindo quais destes são homeostáticos e quais são desenvolvimentistas; e apontar como a música pode atender a estas expectativas e como pode participar da promoção ativa do desenvolvimento da dimensão espiritual”, disse Jetro.

A escolha das três vertentes religiosas é baseada por possuírem a mesma origem, o patriarca Abraão, a mesma base histórica e por aceitarem o Antigo Testamento da Bíblia como livro revelado. Jetro destaca que, no entanto, as três grandes religiões possuem características significativas na maneira como utilizam a música na sua experiência religiosa.

“Um aprofundamento da compreensão do uso e funções da música na experiência religiosa destas três grandes religiões poderá elucidar diferentes aspectos da interação do ser humano com a música e como esta pode contribuir para estágios de desenvolvimento e estágios de manutenção de equilíbrio”, afirmou o pesquisador.

“Penso incluir representações de suas principais manifestações, como o catolicismo tradicional e carismático, o protestantismo e os movimentos pentecostais e neopentecostais, genericamente denominados de ‘evangélicos’”, explicou ainda Jetro.

Atualmente, Jetro de Oliveira é professor de regência e musicologia no UNASP. “Trabalho com funções musicais litúrgicas em instituições religiosas confessionais há mais de vinte anos. Já servi como ministro de música em diferentes denominações cristãs, incluindo a Igreja Presbiteriana, Igreja Batista e Igreja Adventista do Sétimo Dia. Como cantor, já participei de missas na Igreja Católica”, finalizou.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Faleceu patriarca da Igreja Sagrada Espiritual em Angola

Líder da Igreja Sagrada Esperança Universal reitera apelo à paz

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"