Aumento de evangélicos no país estimula mercado religioso - Por Leiliane Roberta Lopes
Para julho de 2014 a Um
Entretenimento espera atrair 120 mil pessoas até o Expo Center Norte para
uma nova Expocristã.
A feira existe há mais de dez anos no mercado e vem
acompanhando o crescimento do número de evangélicos no país.
De acordo com o Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) nos últimos 20 anos a quantidade
de evangélicos cresceu 60% no país, representando mais de 20% da população.
Dados de um levantamento
publicado em janeiro de 2013 pela Escola Superior de Propaganda e Marketing
(ESPM) afirmava que anualmente o mercado religioso movimenta R$12 bilhões,
valores que giram entre shows, eventos, produtos e serviços.
A Expocristã é a maior prova do
potencial do setor. Sua última edição, em 2012, atraiu 160 mil pessoas e
movimentou R$100 milhões em negócios com a venda de livros, roupas, CDs, DVDs,
instrumentos musicais, equipamentos de som e outros produtos.
Por problemas administrativos, a
Expocristã não aconteceu em 2013 e para 2014 promete uma repaginação que
começou com a troca dos donos da marca.
À frente da maior feira de
produtos evangélicos da América Latina estão os empresários Leo Ganem, da Um
Entretenimento; Emílio Magnago, sócio da Um e Rogério Barrios atual diretor
executivo da feira.
Para se ter uma ideia, empresas
como Mapfre Seguros e Bradesco estão apoiando a feira e algumas empresas do
segmento já mostraram interesse em expor seus produtos durante os cinco dias de
evento.
“Tentaremos fazer a melhor feira
possível”, disse Leo Ganem durante coletiva de imprensa. O empresário explicou
que se interessou pela Expocristã após sair da GEO Eventos e ter a informação
de que a Feira Internacional Cristã (FIC) seria descontinuada.
Ao assumir o nome da Expocristã,
a Um Entretenimento se propõe a criar uma feira de qualidade. “Eu quero
conciliar uma capacidade de produção muito boa, com muito foco e com uma marca
fortíssima, atrair o público novamente”, conclui Leo Ganem.
Mercado concorrido
Por anos a Expocristã foi a única
feira do segmento, mas em 2014 terá outras duas feiras concorrentes: O Salão
Internacional Gospel e a Feira Literária Cristã (FLIC) que se juntaram e serão
realizadas nos mesmos dias e espaço: de 18 a 20 de setembro no Centro de
Exposições Imigrantes.
Ambas as marcas estão em seu
terceiro ano de atuação, o Salão Internacional tem espaço para gravadoras,
compositores, empresários artísticos, escolas de músicas e outros produtos e
serviços enquanto que a FLIC está voltada para o segmento editorial.
Apesar das concorrentes, a
Expocristã não se sente coagida. “Há espaço para todo mundo”, disse Rogério
Barrios falando sobre o contato que a feira vai tentar com as grandes editoras.
“O mercado é amplo, se
acreditamos que podemos ter aqui uma feira com o dobro do espaço, outra feira
também faz parte do contexto e pode ter sucesso”, encerra o diretor.
Comentários