Consumo de atividade cultural ainda é realidade distante
Brasileiros apresentam baixos
índices de envolvimento com cultura; principal prática realizada fora de casa é
Religião (42%), seguida de Cinema (38%).
O consumo de atividades culturais
ainda é realidade distante da maior parte dos brasileiros. Essa conclusão,
baseada na pesquisa: “Panorama Setorial da Cultura Brasileira”, foi levantada no
seminário: Estatísticas do Audiovisual – A importância da inteligência de
dados para a elaboração de negócios, realizado na última sexta-feira (11/09) na
Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo.
De acordo com o estudo, o
brasileiro médio apresenta um índice baixo de envolvimento com atividades
culturais. Dentre as atividades realizadas fora de casa, a principal é a
prática religiosa (42% frequenta alguma religião). Em seguida aparecem Cinema
(38%), Visitas a restaurante (34%) e Passeio em parques (30%).
Atividades mais sofisticadas
apresentam desempenho baixo. Enquanto 20% da população frequenta shows de
música popular, apenas 13% vai a livrarias. As visitas ao teatro aparecem com
9%, sendo que só 7% vai a musicais e 4% frequenta museus e galerias.
O diretor-presidente da Spcine,
Alfredo Manevy, classificou a exclusão dos brasileiros nessas práticas como
“apartheid cultural”.
A própria noção de cultura é algo
que não faz parte de cotidiano nacional. Segundo Gisele Jordão, autora da
pesquisa, a palavra “cultura” tem um juízo de valor histórico ruim e que
prejudica a concepção do termo. “Nos praticantes culturais (pessoas que
praticam com frequência alguma atividade cultural) há valores mais harmônicos
de coletividade”, disse.
Sudeste
A pesquisa Cultura em SP mostra dados específicos do Estado de São Paulo. Dentre os paulistanos, 26% afirmam realizar atividades culturais em seu tempo livre.
O Cinema é a preferência estadual
(61% saiu pela menos uma vez no último ano para assistir a um filme), seguido
por Festas Populares (46%), Shows (45%), Bibliotecas (36%), Teatros (30%) e
Museus (29%).
O interesse por atividades
culturais varia de acordo com a renda, a escolaridade, a idade e a religião,
entre outros fatores. No caso do cinema, a maior variação se dá de acordo com a
idade.
Para teatros e museus, de acordo com a escolaridade e a renda. Para o
pesquisador João Leiva, sócio-diretor da J.Leiva Cultura e Esporte, o acesso à
cultura sobe com o acesso à educação e com a distribuição de renda.
Fonte: http://brasileiros.com.br
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