Quaresma - Por Khryst Serpa e Ludimila Mendonça
Trata-se de período de proibições
relativas à matéria e reflexão acerca do espírito.
A igreja católica estabeleceu
entre um de seus ritos, a quaresma, um período que se estende desde a quarta de
cinzas até a quinta feira santa. A parte boa é que se você foi um digno folião
católico e desandou no carnaval, dá para recuperar o corpo nesse período, de
todo o abuso alcoólico e o desgaste da folia. Mas é óbvio que a preocupação da
igreja está ligada a uma purificação espiritual
Trata-se de um período de
proibições relativas à matéria e reflexão a cerca do espírito com o intuito de
se preparar para a acolhida de Cristo. A quaresma é uma referência aos 40 dias
de reflexão, tentação e provações que Cristo passou no deserto.
A quaresma então é dividida em
duas práticas de jejuar: O jejum externo, relacionado a matéria e ao corpo; o
jejum interno, espiritual que se trata de um momento dedicado a orações e a
contemplação do mistério divino e reflexões sobre si em relação ao Deus cristão
e a vida pregada pela bíblia.
Muito se comenta sobre a
orientação de não consumir carne vermelha nesse período. Mas tem que se lembrar
que as pregações e termos ligados a religião muitas vezes são simbólicos. A
questão de não comer carne inicia-se com a ideia de não sucumbir ao prazer dos
prazeres corpóreos.
A crítica que a igreja católica
faz ao modo que caminha a sociedade em defesa das práticas quaresmais é que
vivemos tempo de hedonismo. Ou seja, a igreja acusa que as pessoas têm se
preocupado apenas com seu próprio prazer imediato. Por isso propõe esse período
que estabelece proibições relativas abstinência de algumas comidas, bebidas e
outras diversões como a música, as festas e os jogos de azar.
A teologia da libertação
apresenta uma explicação sobre um significado mais profundo da quaresma, que
vai além da penitência como um ato vazio e sistemático e mesmo o porquê da
necessidade de comparecer nesses dias as celebrações religiosas.
“Os exercícios
quaresmais podem tornar-se fontes para reflexão sobre o sentido cristão da
oração, do jejum e da esmola. Além disso, o estímulo à participação na piedade
popular (procissões, vias-sacras, sermão do descendimento, sermão das sete
palavras) pode motivar conversas posteriores sobre o significado destas
práticas e o seu valor e potencial evangelizador”.
Muitos membros da igreja criticam
o fato de que essa prática ter ficado restrito a meros formalismos e não mais a
evolução espiritual. A ideia era alinhar a religião a prática diária de
humildade, generosidade e solidariedade. Afinal deixar de comer carne não torna
a religião lá muito útil socialmente, a prática solidária é bem mais
impactante.
Aqui vai uma lista do que a
igreja católica recomenda nesse período:
Práticas corporais, ou externas
- Comer menos das comidas que você mais gosta e mais daquelas que não gosta
- Não comer nada entre as refeições
- Não utilizar condimentos na comida
- Não utilizar adoçantes nas bebidas
- Evitar escutar música na rádio todo o dia
- Evitar a televisão e os vídeos; em vez disso, ler a Paixão de Cristo na Bíblia ou Missal
- Rezar um rosário extra.
Praticas espirituais, ou internas
- Não conversar mais do necessário; em vez disso, faça algumas pequenas jaculatórias em todo o dia.
- Exercitar a paciência em todas as coisas
- Não fazer nenhuma queixa
- Controlar a ira; em vez disso, sugere-se sair ao encontro da pessoa que provocou a irritação.
- Evitar a intriga.
- Quando alguém lhe pedir que faça algo extra faça-o com alegria e boa disposição.
- Evite utilizar o telefone
- Sempre fale a verdade em todas as circunstâncias de sua vida
- Evitar a vaidade e o egoísmo
Nos terreiros de Umbanda, a
quarta-feira de cinzas costuma ser marcada por uma gira de pretos velhos, que
vem da terra, trazer as cinzas que nos darão a redenção dos atos pecaminosos
praticados no Carnaval, e afastar os espíritos obsessores, que se aproximam
durante as festividades de do Rei Momo.
No Candomblé, para serem aceitos pelas
comunidades locais, antigos zeladores entravam para as Irmandades Leigas, e
seguiam seus preceitos e ritos. Desta forma, introduziram dentro do Candomblé o
ato de resguardar a Quaresma, neste período as casas de atendimento ficam
fechadas.
Em algumas casas de Angola, Jejê e Kêtu, elas permanecem fechadas
neste período por acreditarem que os santos estão “dormindo”, ou seja,
afastados da Terra e que só Exú responde e governa nesta época. No Sábado de
Aleluia, o toque sagrado do Adarrun invoca os orixás de volta à Terra.
Fonte: http://www.dm.com.br
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