Terra Santa: As religiões têm uma responsabilidade especial para promover a paz, afirma Dom Twal
''As religiões têm uma responsabilidade especial para ajudar as pessoas a construírem a paz. Condenamos toda violência contra locais de culto, assim como o desprezo pelos símbolos religiosos."
Este é um trecho da Mensagem de Natal do Patriarca Latino de Jerusalém, Dom Fouad Twal, divulgada na quarta-feira durante uma coletiva de imprensa.
A carta destaca a importância do diálogo inter-religioso, definido ''pré-requisito indispensável para a criação de um clima de confiança, de amizade e de colaboração", como testemunhado pelo encontro em Assis entre Bento XVI e 300 representantes de outras confissões religiosas.
O Patriarca Latino fala também da Primavera árabe e do pedido feito à ONU de reconhecimento do Estado da Palestina: ''Sempre defendi as mudanças em favor da democracia e da liberdade. Também destaquei que os cristãos não estão excluídos desses movimentos".
Sobre o pedido à ONU, Dom Twal reafirmou a posição da Santa Sé, a favor de "dois Estados com fronteiras seguras e internacionalmente reconhecidas", declarando que as negociações são o melhor modo para resolver o conflito e que defender um lado não significa estar contra o outro.
Comentários