Universidades estaduais firmam convênios com instituições



As universidades estaduais do Paraná estão se voltando, cada vez mais, à internacionalização de suas atividades, para enriquecer o conhecimento de alunos e professores nas áreas de pesquisa e extensão. As universidades de Ponta Grossa (UEPG), do Centro-Oeste (Unicentro), de Londrina (UEL) e do Oeste (Unioeste) firmaram acordos recentes.

Na opinião do secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, o intercâmbio com instituições estrangeiras aumenta as oportunidades principalmente no desenvolvimento de pesquisas.

UEPG – A Universidade Estadual de Ponta Grossa e a Universidade Autônoma de Barcelona (UAB) se comprometeram a manter objetivos comuns e complementares nas áreas de pesquisa, docência e desenvolvimento tecnológico. "Entendemos que a troca de experiência entre as universidades vai permitir o melhor aproveitamento dos potenciais das respectivas reservas intelectuais", destaca reitor João Carlos Gomes.

Sob a coordenação da professora Jussara Ayres Bourguignon, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas da UEPG, o convênio deve fomentar o intercâmbio de professores e alunos, temas de pesquisa, livros, publicações e outros materiais. 

"Vamos estabelecer um plano de trabalho para respaldar os programas a serem realizados, sua participação e o regime de financiamento entre cada uma das partes", explica a coordenadora. O plano de trabalho será desenvolvido por uma comissão formada por dois representantes de cada universidade.

UEL – Sete professores da Illinois State University, dos Estados Unidos, visitaram a UEL interessados no intercâmbio de professores e alunos, de graduação e pós-graduação, para estágios, cursos e outras atividades. Os dois setores que mais interessam a instituição estrangeira são as Ciências de Alimentos e Agronomia.

A visita foi incentivada pelo professor Epaminondas Rosa, que leciona Física na instituição norte-americana. "As duas universidades são mais ou menos do mesmo tamanho, têm perspectivas semelhantes e estão em regiões eminentemente agrícolas. Acredito que estamos começando um intercâmbio muito promissor para todos", declarou Rosa.

UNIOESTE – Professores da área de Ciências Sociais do campus de Toledo da Unioeste estão no México para firmar parceria com a Universidade de Quintana Roo. Eric Gustavo Cardin e Sílvio Antônio Colognese foram discutir a mobilidade docente e discente das pessoas vinculadas aos cursos de pós-graduação em Ciências Sociais das duas universidades. "Vamos incentivar disciplinas e a produção de pesquisas conjuntas", explica Cardin.

A primeira atividade programada é um curso sobre fronteiras brasileiras para professores e alunos do curso de mestrado em Ciências Sociais da Universidade Quintana Roo. Nesta mesma viagem, os professores serão conferencistas no "13º Seminário Internacional de Verano: Caribe, Economia Política y Sociedad, na cidade de Chetumal, México.

Cardin explica que as atividades no México dão continuidade às discussões realizadas no início deste ano durante o I Colóquio Internacional Dinâmicas de Fronteira realizado na Unioeste, quando o professor Juan Carlos Arriaga, da universidade mexicana, apresentou a carta de intenção de convênio.

Desenvolvimento

O campus de Marechal Cândido Rondon da Unioeste é a única universidade brasileira a participar do Projeto Universidades Estratégicas (Alfa III), iniciativa da Comunidade Europeia para promover ações conjuntas entre instituições de ensino superior da Europa e de países em desenvolvimento. A Unioeste conta com parceria do PTI/Itaipu para desenvolver as ações.

O objetivo é fortalecer o papel do ensino superior no desenvolvimento econômico em áreas marginais ou de fronteira da América Latina. De acordo com a professora Luciana Oliveira de Fariña, coordenadora do projeto na Unioeste, será promovido intercâmbio de docentes e estudantes.

Participam do Projeto Alfa III universidades da Argentina (Santa Fé, Província de Buenos Aires); Universidad Nacional de San Martín (Unsam); Universidad Nacional del Litoral (UNL); da Colômbia Universidad de Antioquia (UdeA); Fundación Universitaria Católica del Norte (UCN). Pelo Paraguai participa a Universidad Nacional de Asunción (UNA); e pela Venezuela, a Universidad Católica del Táchira (UCAT). Destacadas pela Comunidade Europeia, fazem parte do grupo a Comunidad Valenciana e a Florida Centre de Formación, da Espanha, e a Università degli Studi del Molise (Unimol), da Itália.

UNICENTRO – A universidade sediada em Guarapuava assinou convênio com a prefeitura para incentivar o desenvolvimento de programas de cooperação em assuntos administrativos, científicos, acadêmicos, sociais e culturais com instituições do exterior, especialmente a França.

Acadêmicos das áreas de agricultura e alimentação poderão participar de estágios e entrar em contato direto com mercados profissionais do exterior, além da promoção de programas de pesquisa e inovação. Para o reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, por esta parceria abrirá possibilidade para outras cooperações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Faleceu patriarca da Igreja Sagrada Espiritual em Angola

Líder da Igreja Sagrada Esperança Universal reitera apelo à paz

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"