Niterói celebra religião – Por Sany Medeiros e Daniela Scaffo

 A Comissão de Cultura, Comunicação e Patrimônio Histórico da Câmara de Vereadores de Niterói vai celebrar na sexta-feira, 15/11, a partir das 16h, o Dia Municipal da Umbanda. 

O evento é uma parceria com movimentos sociais que lutam pela liberdade religiosa.

De acordo com o presidente da Comissão, vereador Leonardo Giordano (PT), a ideia de realizar o evento veio após uma audiência pública da Câmara sobre a intolerância religiosa. 

Uma das demandas era criar uma lei municipal em relação ao Dia Nacional da Umbanda. Atualmente, o projeto de lei de nº 166/2013 foi aprovado pela Casa e está aguardando a aprovação do prefeito Rodrigo Neves (PT). 

A instituição do Dia Municipal da Umbanda vem da percepção da importância do papel de Niterói na história da religião e na construção da diversidade religiosa e cultural do país. Para Leonardo Giordano, a liberdade de crença é importante em um país de pluralidade religiosa.

“A Umbanda é uma religião 100% brasileira e traduz a resistência e a identidade negra no país. Em um estado laico é importante que todas as religiões tenham espaço e sejam respeitadas. Estamos ao lado da diversidade e da pluralidade religiosa”, explicou Leonardo.

A celebração terá abertura dos atabaques que estão fortalecendo a bateria da escola de samba do Cubango. Também haverá uma homenagem aos responsáveis por terreiros umbandistas que estarão presentes no dia e ao médium Zélio Fernandino de Moraes.

A Câmara dos Vereadores fica na Avenida Ernani do Amaral Peixoto, 625, Centro.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Faleceu patriarca da Igreja Sagrada Espiritual em Angola

Líder da Igreja Sagrada Esperança Universal reitera apelo à paz

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"