Cine Ceará 2015: Hoje em dia, Simão do Deserto de Buñuel seria atacado por fundamentalistas religiosos – Por Bruno Carmelo
A incendiária crônica religiosa
foi apresentada na mostra Novo Cinema Espanhol.
Quem conhece o cinema de Luis
Buñuel já deve estar acostumado com as grandes obsessões do diretor
espanhol: a religião e o sexo, sempre abordados com muita ironia.
O Cine
Ceará 2015 ofereceu ao público a possibilidade rara de ver em tela grande
o excelente Simão do Deserto (1965), dentro da mostra Novo Cinema
Espanhol que, apesar deste nome, também abre espaço para alguns clássicos.
Inspirado na história do santo
sírio do século V, o filme mostra Simão (Claudio Brook) vivendo durante anos no
topo de uma coluna, enquanto Satã, encarnado em uma mulher linda e sedutora (Silvia
Pinal) tenta convencê-lo a abandonar a vida de purificação espiritual.
O humor
é corrosivo, zombando de todos, inclusive do próprio Simão com seu moralismo. A
cena de Satã chutando uma cabra ou do santo confundindo Deus com a mulher
barbada são hilárias.
Na época, o filme venceu o prêmio
especial do júri no festival de Veneza. É curioso perceber que estas obras
corrosivas contra instituições religiosas praticamente desapareceram dos
cinemas e dos grandes festivais. Mais conservadores, estes eventos criam
polêmica por causa de cenas de sexo (em Azul é a Cor Mais Quente, Ninfomaníaca ou Love,
por exemplo) ou dos calçados usados pelas mulheres no tapete vermelho.
Muito à frente do seu tempo, libertário e escrachado, Simão do Deserto certamente
receberia algumas pedradas de líderes religiosos se fosse uma produção dos
nossos dias.
A mostra Novo Cinema Espanhol
também apresentou três curtas-metragens do cineasta Chema García Ibarra. Pouco
conhecido no Brasil, o diretor efetua uma mistura cômica muito interessante
entre o realismo e a ficção científica, satirizando a paranoia contemporânea e, em sintonia com Luis Buñuel, a religiosidade pouco questionadora de alguns
fiéis.
No filme: Mistério (2012),
um grupo de senhoras acredita que a Virgem está presente na nuca de um jovem.
Elas fazem fila para encostar o ouvido no rapaz e ouvir conselhos sagrados que
vão desde receitas de cozinha a dicas sobre eletrodomésticos.
Os outros
curtas-metragens, Protopartículas (2009) e O Ataque dos Robôs de
Nebulosa 5 (2009), brincam com um único personagem que acredita pertencer
a um mundo fantasioso, enquanto as pessoas ao redor seguem uma dinâmica
realista. Este contraste gera efeitos divertidíssimos, abordados pelo diretor
de modo simples e muito eficiente.
A excelente seleção espanhola do
Cine Ceará 2015 traz neste dia 23 de Junho mais dois filmes: o documentário
punk As Mais Macabras das Vidas e o documentário experimental Costa
da Morte.
Fonte: http://www.adorocinema.com
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