Papa Francisco promove audiência «inter-religiosa»


A próxima audiência geral de quarta-feira vai contar com a presença de representantes de várias religiões, no cinquentenário do decreto 'Nostra aetate', saído do Concílio Vaticano II.

“A audiência vai ser uma ocasião para agradecer a Deus pelos frutos já colhidos no caminho do diálogo percorrido nestes 50 anos e para invocar a bênção do Senhor sobre o caminho que ainda se deve fazer”, revela o diretor do jornal ‘L’Osservatore Romano’.

Giovanni Maria Vian assinala que “embora breve”, o decreto ‘Nostra aetate’ refletiu e reflete “o desejo da Igreja encontrar todos” e exortar os seus filhos a “entrar com amor num diálogo ativo com membros de outras religiões”. O jornal da Santa Sé explica que o Papa vai encontrar-se com “irmãos e irmãs de várias religiões” e com os participantes do congresso internacional realizado pelos 50 anos da declaração «Nostra Aetate» com o tema: ‘Educar para a paz’.

Este evento que se realiza, entre 26 e 28 de Outubro, em Roma, é organizado pelo Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso, em parceria com a Comissão para as Relações Religiosas com os Judeus e a Universidade Pontifícia GregorianaUm dos destaques do congresso internacional vai ser uma conferência do secretário de Estado do Vaticano, D. Pietro Parolin, subordinada ao tema: “Educar para a paz”.

O programa inclui também uma mesa redonda com o secretário-geral do Centro de Cultura Islâmica de Itália, Abdellah Redouane, e o diretor internacional para os assuntos inter-religiosos do Comité Judaico Americano, o rabi David Rosen, Dos oradores assinala-se também a participação do presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade entre os Cristãos, o cardeal Kurt Koch; e do presidente do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso, o cardeal Jean-Louis Tauran.

Saída do Concilio Vaticano II e publicada a 28 de Outubro de 1965, a declaração “Nostra Aetate” mostrou o empenho da Igreja Católica em reconhecer e valorizar tudo aquilo que é positivo nas várias religiões. No documento pode ler-se que em todas essas religiões há “uma centelha daquela verdade que ilumina todos os homens” (Nostra aetate 2).




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Faleceu patriarca da Igreja Sagrada Espiritual em Angola

Líder da Igreja Sagrada Esperança Universal reitera apelo à paz

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"