A relevante queda do crescimento evangélico revelado pelo Censo 2010. - Entrevista especial com Paulo Ayres Mattos
“As pessoas, hoje, têm mais liberdade para escolher e combinar diversas opções
em seu próprio cardápio religioso como num balcão de comida a quilo”, diz bispo
emérito metodista e pesquisador do pentecostalismo.
Diante dos dados religiosos do último censo, “o fato mais importante” é a diminuição do crescimento dos evangélicos na última década, comparando com os dados da década anterior, diz o bispo metodista Paulo Ayres Mattos à IHU On-Line.
“De 1991-2000 os evangélicos em
geral cresceram cerca de 120%; na década de 2001 a 2010,os evangélicos
cresceram aproximadamente 62%. Isso não pode ser ignorado de forma alguma para quem trabalha com rigor e
seriedade as mutações no campo religioso brasileiro”, menciona.
Na avaliação de Ayres Mattos, a queda no crescimento dos evangélicos tem “razões de ordem exógena, já que a sociedade brasileira passou por transformações sociais que possibilitam às pessoas resolverem seus problemas mediante meios mais racionais sem buscar o recurso de soluções milagrosas”.
E acrescenta: “Por outro lado, a reação católica ao pentecostalismo com o fortalecimento da renovação carismática católica, com forte uso da música e de cantores/cantoras gospel do próprio meio católico têm oferecido uma alternativa viável ao pentecostalismo, particularmente a setores de classe média, estancando a sangria nas fileiras católicas”.
Na avaliação de Ayres Mattos, a queda no crescimento dos evangélicos tem “razões de ordem exógena, já que a sociedade brasileira passou por transformações sociais que possibilitam às pessoas resolverem seus problemas mediante meios mais racionais sem buscar o recurso de soluções milagrosas”.
E acrescenta: “Por outro lado, a reação católica ao pentecostalismo com o fortalecimento da renovação carismática católica, com forte uso da música e de cantores/cantoras gospel do próprio meio católico têm oferecido uma alternativa viável ao pentecostalismo, particularmente a setores de classe média, estancando a sangria nas fileiras católicas”.
Pesquisador do pentecostalismo,
Ayres Mattos enfatiza que esse movimento está crescendo em toda a América
Latina, “sendo muito forte em países como o Chile. Em outros como a Guatemala,
ele já chega a disputar a hegemonia com a Igreja Católica”.
Na sua interpretação, esse
crescimento é possível porque o “pentecostalismo contemporâneo tem modificado de forma radical sua escatologia”, e assumido “quase
sempre de forma inconsciente (...) a maneira de ser religiosa brasileira,
característica das matrizes religiosas que contribuíram para a formação
religiosa do nosso povo, com forte dose de sincretismo, com soluções
miraculosas para as necessidades do cotidiano aqui e agora”.
Na entrevista a seguir, concedida
por e-mail, Ayres Mattos analisa as transformações do cenário
religioso nacional e assina que, embora o pentecostalismo continue crescendo
nos setores mais vulneráveis da sociedade brasileira, é preciso “prestar
atenção para o fato de que setores consideráveis de distintos segmentos da
classe média – e até mesmo de alguns setores da classe média alta – têm sido
atraídos pelo pentecostalismo”.
Paulo Ayres Mattos é graduado em Teologia pela Faculdade de Teologia da Igreja Metodista, e em Filosofia pela Universidade de Mogi das Cruzes. É mestre em Teologia pelo Christian Theological Seminary, EUA, em Filosofia pela Drew University, EUA, e doutorando em Teologia Sistemática nessa mesma instituição. É docente da Universidade Metodista de São Paulo.
Paulo Ayres Mattos é graduado em Teologia pela Faculdade de Teologia da Igreja Metodista, e em Filosofia pela Universidade de Mogi das Cruzes. É mestre em Teologia pelo Christian Theological Seminary, EUA, em Filosofia pela Drew University, EUA, e doutorando em Teologia Sistemática nessa mesma instituição. É docente da Universidade Metodista de São Paulo.
Confira a entrevista
IHU On-Line – Em sua avaliação, qual foi a novidade do censo 2010 em relação às religiões no país? Pode-se dizer que o cadastramento trouxe algum dado novo, ou apenas reiterou o que já era esperado?
Dados novos apareceram, mas sem
surpreender aos estudiosos do campo religioso brasileiro, pois pesquisas
parciais anteriores na segunda metade da década já indicavam o surgimento de
uma realidade que foi confirmada de forma mais rigorosa pelo censo. A queda da membresia católica era
esperada; o aumento dos evangélicos em menor proporção; a diminuição da Igreja
Universal do Reino de Deus – IURD em virtude do crescimento da dissenção
daIgreja Mundial do Poder de Deus; o aparecimento mais visível dos evangélicos
sem igreja; o aumento das pessoas sem religião; etc. Em meu entender, o fato mais
importante do último censo é a confirmação de um dado já identificado
anteriormente, trabalhado com bastante competência por sociólogos da religião
como Paul Freston, da Universidade de São Carlos, que diz respeito à
diminuição do ímpeto do crescimento dos evangélicos na última década quando
comparado com o crescimento da década anterior. De 1991-2000 os evangélicos em
geral cresceram cerca de 120%; na década de 2001 a 2010 os evangélicos
cresceram aproximadamente 62%. Isso não pode ser ignorado de forma alguma
para quem trabalha com rigor e seriedade as mutações no campo religioso
brasileiro.
IHU On-Line – A que atribui essa
diminuição do crescimento entre os evangélicos na última década?
Paulo Ayres Mattos – Em
parte, por razões de ordem exógena já que a sociedade brasileira passou
por transformações sociais que possibilitam às pessoas resolverem seus
problemas mediante meios mais racionais sem buscar o recurso de soluções
milagrosas.
As pessoas apelam para o
sobrenatural quando não encontram soluções para seus problemas no aqui e agora. A ênfase na maioria das igrejas
pentecostais desde um tempo para cá passou a ser no oferecimento de cura
divina, já que a assistência à saúde continua sendo um pesadelo para a maioria
dos brasileiros, inclusive para a classe-média (comparem a ênfase em cura
divina particularmente dos programas da TV aberta da IURD, da Internacional,
da Mundial, da Renascer). Por outro lado, a reação
católica ao pentecostalismo com o fortalecimento da renovação carismática
católica, com forte uso da música e de cantores/cantoras gospel do próprio meio
católico, como explico abaixo, têm oferecido uma alternativa viável ao
pentecostalismo, particularmente a setores de classe média, estancando a
sangria nas fileiras católicas. Creio que o aparecimento do
fenômeno dos “evangélicos sem igreja” começa a afetar a adesão de muitas
pessoas ao pentecostalismo institucionalizado. Está para ser provado se os escândalos
envolvendo grandes e pequenos líderes pentecostais acabaram por
influenciar na diminuição do crescimento dos evangélicos na última década. Finalmente, a história dos
movimentos religiosos no mundo ocidental mostra que os novos movimentos surgem,
crescem, se estabilizam e, finalmente, experimentam sua estagnação. Compartilho da intuição de Paul
Freston segundo a qual, no médio prazo, o crescimento evangélico vai atingir
seu “plateau”, estabilizando-se por volta de 35% da população brasileira.
IHU On-Line – Muitos sociólogos da religião comentaram o aumento do número de pessoas que se dizem sem religião. Para o senhor, o que este dado sinaliza em relação ao futuro das religiões no Brasil?
Paulo Ayres Mattos – Creio
que, com os processos de maior transparência na sociedade brasileira, as
pessoas se sentem menos desconfortáveis ao assumirem publicamente sua não
adesão a qualquer forma de filiação a instituições religiosas, o que não
significa que elas são arreligiosas ou que tenham aderido a alguma forma de
ateísmo. O que me parece estar ficando
mais claro na sociedade brasileira é o desencantamento de muitas pessoas com as
religiões institucionalizadas.
IHU On-Line – Entre as igrejas
pentecostais, os dados do censo demonstram que a Assembleia de Deus cresceu,
enquanto que a Igreja Universal perdeu 10% do número de fiéis. Como interpretar
esses dados?
Paulo Ayres Mattos – Em
primeiro lugar, as Assembleias de Deus - AADD não são uma
denominação, mas uma marca de fantasia, pois não há uma Assembleia de Deus, no
Brasil, e sim muitas denominações que usam esse nome como se fosse de domínio
público. Como é público e notório, há uma
guerra civil entre as diversas convenções das distintas Assembleias e entre os
seus distintos ministérios. Considerar as Assembleias de
Deus como um bloco monolítico é um grande equívoco a meu ver. Creio que seria oportuno
começar-se a distinguir de forma mais rigorosa as diversas denominações que
existem no Brasil para verificar-se quais que estão crescendo e quais as que
não estão crescendo. Entretanto, creio que as
Assembleias de Deus têm crescido porque têm sabido se ajustar às
transformações modernizantes no campo religioso brasileiro que levaram
certos grupos religiosos a assumirem o perfil de igreja-empresa, relativizando e até mesmo abandonando certos dogmas que no passado acabavam por
inibir a adesão de setores mais ligados à ideologia de classe média. Quanto à IURD, podemos dizer que ela igreja perdeu membros não porque foi
menos efetiva na década passada do que nas anteriores, mas porque – em meu
entender – resolveu identificar-se mais de perto com o emergente segmento
social mais identificado com a mentalidade do empreendedorismo, opção que
acabou criando espaço para o fortalecimento e consolidação da Igreja Mundial
do Poder de Deus, a qual está atingindo de forma mais direta o lumpen da
sociedade brasileira que não tem sido atingido, pela ascensão de setores
populares, a baixa classe média brasileira durante a década passada.
IHU On-Line – Como analisa os dados do censo diante da queda das religiões tradicionais como o catolicismo?
Paulo Ayres Mattos – No
último censo não me chama tanto atenção a queda das religiões tradicionais conforme
tem sido realçado na mídia e em certos círculos religiosos e acadêmicos. O que mais tem chamado a atenção
é a diminuição pela metade do ímpeto do crescimento institucional dos
evangélicos e o aumento dos evangélicos sem igreja e dos brasileiros sem
religião. O fato de que o campo religioso brasileiro foi profundamente
afetado pela comoditização dos bens religiosos fez com que houvesse maior
oferta de alternativas religiosas às religiões tradicionais. As novas religiões agregaram ao
mercado dos bens oportunidades para novas escolhas que respondam de modo mais
eficaz às necessidades e aos desejos das pessoas dentro uma sociedade
crescentemente baseada no consumismo. As religiões tradicionais como o catolicismo tradicional e as igrejas
evangélicas tradicionais não têm sabido responder a esta nova configuração da
sociedade brasileira, abrindo espaço para o pentecostalismo e a renovação
carismática católica. Como disse acima, o crescimento dos evangélicos ligados ao pentecostalismo
diminui sensivelmente na última década. Creio que umas das razões, ainda
por se comprovar, é o crescimento da renovação carismática católica – a tática
de combater-se fogo com fogo. Ao que tudo indica, a pentecostalização da
Igreja Católica cria condições para o catolicismo, no médio prazo, estancar a
sangria de sua membresia. Ser pentecostal, falando línguas estranhas e
fazendo milagres, além de poder continuar com a Virgem Maria e os
santos venerados mais o papa, sem quebrar a liturgia e a ordem do catolicismo,
é muito atraente para o sincretismo histórico do campo religioso brasileiro. O
problema está em que este tipo de pentecostalização generalizada do
cristianismo dominante (católicos mais evangélicos), conforme já sinalizado
pelo falecido Pierucci, traz consigo a ameaça da exacerbação da
intolerância contra as religiões brasileiras de matriz africana.
IHU On-Line – Qual é o perfil dos pentecostais? Segundo os dados do censo, 64% deles avançam nos segmentos mais vulneráveis da população, especialmente nas periferias. O que atrai essa população para o pentecostalismo?
Paulo Ayres Mattos – É verdade que o pentecostalismo continua atraindo os setores mais vulneráveis da sociedade brasileira, particularmente nos grandes centros urbanos do país. Entretanto, é preciso prestar atenção para o fato de que setores consideráveis de distintos segmentos da classe média – e até mesmo de alguns setores da classe média alta – têm sido atraídos pelo pentecostalismo. Em meu entender, estes diferentes setores estão sendo atraídos e continuarão a ser atraídos enquanto houver necessidades que não estão sendo atendidas pelos meios que possibilitem consideravelmente escolhas mais racionais (“rational choice theories”). Educação, saúde, segurança e emprego continuam sendo problemas afetando a população em geral que não têm sido suficientemente equacionados pelo poder público. Tais problemas impedem que uma sociedade menos injusta possibilite a todos o acesso a tais oportunidades, restando apelar-se para soluções mágicas que são oferecidas pelo pentecostalismo mais ligado à sociedade de consumo que vem sendo construída no Brasil desde 1994.
IHU On-Line Que transformações o pentecostalismo está promovendo no cenário religioso brasileiro?
Paulo Ayres Mattos – Creio
que a formação de uma ideologia que diz que a sociedade de consumo é
boa e que tem lugar para todos – o mundo como ele é não é um lugar maldito, mas
está cheio de bênçãos que devem ser possuídas aqui e agora, no aquém e não além
depois da morte. Se os processos sociais racionais não facilitam o acesso às
benesses da sociedade de consumo, há sempre a possibilidade da intervenção do
sobrenatural nos problemas de nosso cotidiano. O “show da fé” é a porta para a
prosperidade aqui e agora. Essa ideologia vai na contramão do pentecostalismo
clássico, que afirmava que este mundo está posto no Maligno e que, portanto,
ele é mau e a esperança está na volta de Cristo, ocasião em que os crentes
seriam arrebatados para o céu longe deste mundo perverso e pecaminoso – a
religião, mais do que o ópio do povo, o coração de um mundo sem coração; o
espírito de um mundo sem espírito. O pentecostalismo contemporâneo
tem modificado de forma radical sua escatologia. Isso tem sido – no meu
entender – possível porque, em muitos aspectos, o pentecostalismo tem, quase
sempre de forma inconsciente, assumido a maneira de ser religiosa brasileira
característica das matrizes religiosas que contribuíram para a formação
religiosa do nosso povo, com forte dose de sincretismo, com soluções
miraculosas para as necessidades do cotidiano aqui e agora, tese já apontada
pelos trabalhos de estudiosos como Sanchis, Droogers e Bittencourt. O sincretismo com as religiões
populares brasileiras, hoje, está presente nas práticas de várias igrejas
pentecostais sem qualquer reserva, diferentemente dos evangélicos tradicionais. Isso tem possibilitado também que
muitas das bandeiras do conservadorismo tradicional dos católicos brasileiros
sejam assumidas sem qualquer reserva pelos pentecostais, como bem manifesta a
atuação dos políticos evangélicos ligados às igrejas pentecostais ao lado dos
políticos católicos mais conservadores nas duas casas do Congresso Nacional. Interessante é observar os
posicionamentos progressistas da ex-ministra Marina da Silva, membro de
uma denominação pentecostal e ex-católica ligada às comunidades eclesiais de
base. Seus posicionamentos estão em favor de bandeiras do movimento
ambientalista brasileiro e internacional. Também há posicionamentos
conservadores em temas como direitos reprodutivos e direitos civis iguais para
as pessoas homoafetivas, assim como o apoio contraditório que recebeu de
lideranças ambientalistas e pentecostais – como foi o caso da pastora
Valnice Milhomens.
IHU On-Line – Diante dessa análise do caso da Marina Silva, diria que a tendência é as pessoas aderirem a características de várias religiões e, a partir delas, terem uma conduta religiosa pessoal?
Paulo Ayres Mattos – Creio
que sim; este fenômeno é possível porque a religião também sofreu um processo
de privatização. As pessoas, hoje, têm mais liberdade para escolher e combinar
diversas opções em seu próprio cardápio religioso como num balcão de comida a
quilo.
IHU On-Line – Cem anos depois do
ingresso do pentecostalismo no Brasil, que avaliação faz da religião no país?
Que fatores explicam o sucesso do pentecostalismo entre os brasileiros e o fato
de o Brasil ser o maior país pentecostal do mundo?
Paulo Ayres Mattos –
Seguindo as pistas colocadas por Pierucci, o Brasil é um país de baixa
diversidade religiosa, sendo sua maioria de pessoas cristãs. Entretanto, desde
a independência do país, mas de forma mais contundente nas últimas décadas, foi
gradualmente quebrando o monopólio do catolicismo. Hoje, quase 90% dos brasileiros continuam cristãos, mas o catolicismo não é
mais hegemônico e, gradualmente, passou a compartilhar parte considerável de
nossa população com evangélicos, principalmente com os pentecostais de todos os
tipos. No passado, os pentecostais
cresceram porque souberam ocupar os espaços religiosos vazios nas periferias
brasileiras, já que tanto a Igreja Católica como as igrejas evangélicas se
localizavam ou na praça central de nossas cidades, a praça da matriz, ou nas
áreas ocupadas por setores de classe média. Os pentecostais ocuparam as periferias onde a Umbanda era a única
contrapartida religiosa presente. O enfrentamento entre duas manifestações
religiosas que creem piamente que o natural é controlado pelo sobrenatural. Na medida em que o projeto modernizante das comunidades eclesiais de base do
catolicismo popular ligado à teologia da libertação perdeu sua viabilidade
dentro do próprio catolicismo por pressão do Vaticano, a única alternativa
religiosa plausível para as periferias tem sido o pentecostalismo. Em médio prazo, o pentecostalismo
mostrou-se mais apropriado do que a Umbanda para atender às demandas
de uma sociedade de consumo e daí seu vertiginoso crescimento nas últimas três
décadas. Entretanto, na última década o
pentecostalismo, como disse, tem avançado também entre a população de classe
média e até mesmo em setores mais ricos do país. Creio que, no médio prazo,
teremos uma população de cerca de 70 a 75% de cristãos (católicos e
evangélicos) e de cerca de 25% a 30% de outras religiões e de gente sem
religião.
IHU On-Line – Em entrevista à IHU
On-Line, o historiador Alderi de Matos disse que uma crítica que se
faz ao pentecostalismo diz respeito ao fato de ele ter tido um crescimento tão
grande na sociedade brasileira, mas, por outro lado, um impacto social muito
pequeno, restringindo-se à ação individual. Como o senhor vê essa questão?
Paulo Ayres Mattos – A meu
entender, isso foi verdade até o período da ditadura militar, quando a
ideologia “não sou do mundo, do mundo eu não sou” predominou entre os
evangélicos, inclusive os pentecostais – política era considerada coisa suja e
dominada pelo diabo. Na medida em que a ditadura e a
Igreja Católica entraram em rota de colisão, os militares se aproximaram dos
pentecostais, que tomaram gosto pela política. Hoje, parece-me que os pentecostais, mais os evangélicos tradicionais conservadores,
estão causando impacto social cada vez maior na sociedade brasileira.
Atualmente é notório o reconhecimento da presença pública dos evangélicos que
acaba por influenciar nas definições de muitos aspectos da vida nacional,
inibindo que avanços mais republicanos ocorram no país.
IHU On-Line – Em que aspectos da
vida social percebe maior influência dos evangélicos?
Paulo Ayres Mattos – Especialmente nos temas que têm a ver com sexualidade, tais como educação sexual nas escolas públicas, aborto, direitos reprodutivos e direitos das pessoas homoafetivas; também têm assumido maior importância na agenda evangélica temas como criacionismo como alternativa à teoria da evolução (Darwin) e o direito à morte assistida.
Paulo Ayres Mattos – Especialmente nos temas que têm a ver com sexualidade, tais como educação sexual nas escolas públicas, aborto, direitos reprodutivos e direitos das pessoas homoafetivas; também têm assumido maior importância na agenda evangélica temas como criacionismo como alternativa à teoria da evolução (Darwin) e o direito à morte assistida.
São esses temas que pautam, por
exemplo, a ação da bancada evangélica no Congresso Nacional e que determinam o
apoio ou não aos projetos que interessam à base do governo Dilma. Por outro lado, não se vê o mesmo
empenho na luta contra a corrupção e em favor da defesa do meio ambiente.
IHU On-Line – Como o
pentecostalismo repercute nos demais países da América Latina? Depois do
Brasil, em que países o pentecostalismo é aceito?
Paulo Ayres Mattos – O pentecostalismo
está varrendo toda América Latina, sendo muito forte em países como o Chile. Em
outros como a Guatemala ele já chega a disputar a hegemonia com a Igreja
Católica. E até em Cuba desfruta de força.
O sociólogo inglês David Martin tem desenvolvido pesquisas que
mostram que em muitos lugares da América Latina o pentecostalismo está reproduzindo
o papel modernizante que o metodismo desempenhou nas mudanças sociais na
Inglaterra durante a Revolução Industrial do século XIX.
IHU On-Line – Quais as diferenças
e semelhanças do pentecostalismo praticado no Brasil e nos demais países da
América Latina?
Paulo Ayres Mattos – Na
maioria dos países, e não conheço mais de perto a situação do pentecostalismo
em diversos deles, o pentecostalismo praticado não difere muito do brasileiro. Se aqui entre os pentecostais
domina o que tem sido chamado de ethos sueco-nordestino, muito próximo do
coronelismo nordestino, nos demais países latino-americanos o ethos é bem
próximo do caudilhismo hispano. A grande diferença é o Chile, onde
o pentecostalismo é em sua maioria de origem metodista, enquanto o
pentecostalismo brasileiro em sua quase total maioria é de origem batista com a
grande exceção da Congregação Cristã no Brasil, que é de origem
calvinista. Entretanto, a diferença é somente na teologia que professa, pois a
experiência pentecostal como tal é a mesma.
Fonte: Instituto Humanitas unisinos e
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